Como verificar se há carrapatos em seu cão?

É importante examiná-lo regularmente para ver se há carrapatos
Para proteger seu cão de tais riscos à saúde, é importante examiná-lo regularmente para ver se há carrapatos.

Classificados como parasitas, os carrapatos pousam em hospedeiros de sangue quente para sua dieta diária de sangue. Os cães são um de seus anfitriões favoritos. Mas, além de sugar sangue, o que por si só representa perigo para o cão, os carrapatos também podem transmitir doenças como a doença de Lyme, anaplasmose e erliquiose. Para proteger seu cão de tais riscos à saúde, é importante examiná-lo regularmente para ver se há carrapatos. Veja como você pode fazer isso.

  1. Cuidado com os sintomas. A sucção de sangue de Tick deixa seu cão com coceira e inquieto. Ele também pode estar visivelmente fraco e lento. Ele pode perder o apetite, pode ter febre e pode até ter infecções de pele e membros inchados devido a picadas de carrapatos. Se você notar algum desses sintomas, pode ser uma indicação de que seu cão tem carrapatos.
  2. Examine o corpo do cachorro. A maneira mais fácil de saber com certeza se seu cão tem carrapatos é examinando seu corpo. Mova suavemente sua mão ao longo de suas costas e para baixo em seus lados. Sinta se há algum caroço. Se houver, separe o pelo e verifique se é um carrapato. Em alguns casos, um caroço pode ser uma escaldadura ou ferida na pele. De costas, vá até o peito e a barriga do cão. Porém, tenha cuidado, pois seu cão pode ser bastante sensível nessa área. Melhor pentear lentamente os dedos pelo pelo. Se ele não estiver agitado, proceda com cuidado. Pode ser necessário que seu cão se deite de costas para examinar essa área completamente.
  3. Verifique suas pernas e pés. Os carrapatos gostam de ficar em áreas com menos ou nenhum pêlo, o que torna as pernas e pés do cão dois de seus locais favoritos. Para inspecionar as pernas, certifique-se de pentear os dedos em todas as áreas, desde as axilas até os pés. Verifique as almofadas dos pés e afaste os dedos. Observe também as dobras da pele, pois são um bom esconderijo.
  4. Inspecione a cauda. Sinta a cauda do cão para ver se há algum caroço. Novamente, tenha cuidado. A maioria dos cães não gosta de ser tocado no rabo. Se o seu cão ainda não está pronto para a parte da cauda, deixe estar. Se você empurrar, ele pode responder com uma mordida.
  5. Examine a cabeça do cachorro. Passe os dedos pela nuca do cão até o focinho, sentindo cada área à medida que passa. Em seguida, mova as mãos sob o queixo e para baixo no pescoço.
  6. Olhe para as orelhas. Primeiro, inspecione a parte externa das orelhas dobrando-as para baixo. Veja se há carrapatos escondidos atrás das orelhas. Não se esqueça da ponta das orelhas também. Em seguida, verifique o interior das orelhas. Esta área não é peluda, o que a torna um esconderijo perfeito para carrapatos. Você pode usar uma lanterna para ver mais do ouvido.

Se você vir um carrapato, arranque-o com uma pinça. Depois, livre-se dele espremendo-o em um papel ou colocando-o em um recipiente com álcool. Aplique o medicamento no local da picada ou lave-o com sabonete ou xampu.

FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail