Descrição do trabalho
Um examinador de título é responsável por pesquisar em registros públicos a propriedade ou informações de título de qualquer tipo de propriedade, residencial ou comercial, para verificar se a propriedade está livre de quaisquer restrições ou convênios e para se certificar de que não há gravames públicos ou privados mantidos sobre isto; Os examinadores também verificam se os regulamentos de zoneamento locais são cumpridos na propriedade cujo título está sendo examinado e elaboram a documentação dos arrendamentos, escrituras, concessões e servidões, se necessário.
Qualificações e habilidades
- A maioria dos examinadores de títulos inicia suas carreiras como buscadores de títulos ou abstratores, trabalhando nessas posições por períodos de mais de dois anos.
- Não há requisitos obrigatórios de educação formal e os requisitos de qualificação e certificação para se tornar um examinador de título variam de estado para estado.
- Um diploma de segundo grau seguido por um associado ou bacharelado em disciplinas como direito, negócios, finanças, administração pública, governo ou imobiliário é a rota educacional preferida.
- Na maioria dos estados, é necessário ter de 2 a 4 anos ou mais de experiência de trabalho como pesquisador ou resumidor, junto com ou seguido de certificação em nível estadual ou nacional.
- A certificação de nível nacional é fornecida pela National Association of Land Title Examiners & Abstractors (NALTEA); dois certificados são concedidos atualmente - (a) NALTEA Certified Abstractor (NCA); e (b) NALTEA Master Abstractor (NMA).
- Os candidatos à NCA devem ser membros ativos da NALTEA, pontuar no mínimo 75% nos testes conduzidos pela NALTEA e cumprir os requisitos de educação continuada - dez horas a cada dois anos.
- Os candidatos do NMA devem cumprir os mesmos requisitos que os NCAs acima, exceto que eles são obrigados a pontuar 90% no exame de certificação. Além disso, eles são obrigados a apresentar o seguinte: (a) declaração certificada comprovando pelo menos oito anos de experiência profissional em exame de título; (b) um exercício de busca comercial completo para revisão; (c) carta de recomendação de qualquer cliente para o qual o candidato tenha realizado uma pesquisa de título e mencionando que o primeiro está satisfeito com a experiência e competência do candidato.
(Fonte: NALTEA, naltea.org)
Os examinadores de títulos podem trabalhar em departamentos governamentais, companhias de seguros, imobiliárias e empresas de incorporação imobiliária, para escritórios de advocacia ou de busca de títulos. Os salários médios anuais estão na faixa de 26100€ a 29900€