Muitas pessoas são contra o conceito de ter animais de estimação vagando livremente pela casa. O principal motivo é que os animais de estimação às vezes vomitam involuntariamente de vez em quando e nenhuma quantidade de treinamento os ajudará a evitar fazer isso em seu sofá, almofada, cama ou carpete. Limpar o seu animal de estimação pode ser uma tarefa que ninguém realmente quer fazer. No entanto, como você não quer que a superfície do seu tecido fique manchada e com o cheiro da refeição da última terça-feira, você precisará limpar o vômito. Aqui estão alguns passos sobre como você pode limpar o vômito do seu animal de estimação com eficácia.
Determine o tipo de superfície. Se seu animal de estimação vomitar em uma superfície dura e sólida como madeira, mármore ou concreto, limpá-lo será muito fácil. No entanto, se seu animal de estimação vomitar em superfícies baseadas em tecido, como o sofá, um travesseiro, sua cama ou o carpete, a primeira coisa a fazer é determinar se o tecido pode ser tratado com uma solução de limpeza à base de água. Alguns tecidos como lã e couro não reagem bem à água. Agora, para que essas etapas funcionem, vamos supor que seu animal de estimação tenha vomitado em seu sofá que usa estofamento de algodão sintético.
Aja rapidamente. Assim que o vômito tocar o estofamento, corra para o banheiro ou cozinha ou onde quer que você guarde as toalhas de papel. Pegue vários lençóis e volte para a área do vômito. Comece pegando os pedaços de comida na cama. Remova-os com uma toalha de papel. Jogue isso na lata de lixo. Volte lá e comece a enxugar e enxugar a área com outra toalha limpa. Continue descartando toalhas encharcadas e usando toalhas novas e secas até que você tenha removido com sucesso todo o excesso de líquido do lençol. Nunca, jamais, limpe o vômito ou pressione-o com muita força. Isso só vai espalhar e tornar a área afetada maior do que já é.
Aplique uma solução de limpeza. Agora, existem duas soluções que você pode usar e ambas podem ser criadas usando utensílios domésticos comuns. A primeira opção é misturar vinagre branco e água morna. Este limpador diluído é eficaz na desinfecção, desodorização e prevenção de manchas. Para aplicar o limpador, pegue uma esponja e umedeça-a com a solução. Cubra a área afetada com a esponja e esfregue suavemente. Deixe a esponja secar por alguns minutos. Feito isso, polvilhe uma camada de bicarbonato de sódio na área e deixe remover toda a umidade. A segunda opção é usar uma solução composta por água morna e detergente líquido. Esta solução à base de sabão deve ser aplicada da mesma forma que o vinagre. No entanto, quando se trata de secar, você precisará enxugar a espuma com toalhas de papel antes de borrifar o bicarbonato de sódio. Essas soluções podem ser aplicadas em vômito úmido ou seco.
Depois de alguns minutos com o bicarbonato de sódio absorvendo toda a umidade, use o aspirador de pó para remover o bicarbonato de sódio. Nesse momento, a área deve estar seca e sem odores, sem sinais de manchas ou resíduos.