A diarreia refere-se a fezes moles ou aquosas que ocorrem com maior frequência do que o normal. Esta é uma condição que ocorre com frequência entre animais de estimação e é algo para o qual cada dono de cachorro deve estar preparado. A maioria dos casos não é necessariamente um motivo de preocupação: eles podem ser decorrentes de uma ampla variedade de fatores, como alergias alimentares, incapacidade do cão de lidar com mudanças na dieta, estresse, efeitos adversos de medicamentos ou suplementos que seu animal de estimação está tomando, ou possivelmente, um estômago doente por comer restos de comida ou pior, comer comida da lata de lixo. Você também não pode descartar totalmente uma condição médica que pode exigir terapia com antibióticos. Aqui estão alguns passos que você deve ter em mente ao tratar a diarreia de seu companheiro canino.
O primeiro passo que você deve fazer é verificar a consistência das fezes. Isso permitirá que você identifique as possíveis causas da diarreia. As informações que você coleta ao examinar as fezes de seu companheiro canino podem ser infinitamente úteis quando você descreve o caso ao seu veterinário. Verifique a cor, a consistência, o cheiro e todos os detalhes possíveis que você possa lembrar sobre as fezes. Há coisas que você deve observar: se você notar vermes, muco, sangue ou qualquer objeto estranho ou não identificado nas fezes, esses são sinais de alerta que indicam o tratamento de um profissional licenciado e treinado. Você deve saber quando se envolver no tratamento e quando encaminhar para uma pessoa mais competente e treinada.
A hidratação também será a chave para a sobrevivência do seu animal de estimação. A desidratação leva a uma ampla variedade de complicações, que podem se tornar irreversíveis ou fatais. Cuidado com os sinais de desidratação do seu cão. Se seu animal de estimação estiver apático, indiferente, de aparência fraca ou com pele e gengivas extremamente secas, turgor de pele pobre e olhos afundados, ele pode ter diarreia grave e piora. Forneça terapia de suporte até que você possa levar seu animal ao veterinário. Você pode adicionar soluções de reidratação oral (sem sabor, caso contrário seu cão pode se recusar a beber) na tigela de água do seu cão. Você pode simplesmente seguir as proporções listadas na embalagem. Fornecimento desses sais de reidratação oral é importante porque, além de perder água, a diarreia faz com que seu cão perca eletrólitos importantes necessários para o metabolismo.
Mude a dieta do seu cão para uma mais branda, que não cause diarreia. Você pode iniciar a alimentação com pequenas porções de arroz branco com queijo cottage ou queijo branco adicionado. Carne moída pode ser adicionada se seu cão se recusar a comer a comida. Tente evitar alimentos gordurosos ou oleosos na dieta, pois eles podem agravar ainda mais a diarreia do seu cão. O frango e o peru cozidos podem servir como excelentes fontes de proteína na dieta enquanto seu animal de estimação está se recuperando. A suplementação de iogurte e zinco pode ser adicionada para reduzir a duração dos sintomas e auxiliar na recuperação.
Seu animal de estimação pode exigir muitos cuidados especiais durante esse período. É importante que você forneça terapia de suporte e saiba quando deverá encaminhar o animal ao hospital veterinário.