Como estimar o número de filhotes que seu cão terá?
Santiago Ricardo Gaspar Mendes
• 3 min de leitura
Quando você cria seu cão, naturalmente deseja estimar o número de filhotes que ele terá. Em primeiro lugar, ao saber quantos filhotes seu cão terá, você poderá determinar se ele precisa passar por uma cesariana ou parto normal. Compreensivelmente, se seu cão vai ter mais filhotes, uma cesariana é aconselhável para sua própria segurança, bem como a de sua ninhada. Em segundo lugar, se você pré-determinou quantos filhotes seu cão terá, poderá atribuir os filhotes a amigos a quem você prometeu dar um.
Aqui estão algumas maneiras de estimar o número de filhotes que seu cão terá:
Na terceira ou quarta semana de gestação do seu cão, visite o veterinário. Fale a ele sobre sua preocupação em estimar quantos filhotes seu cão terá. Ele então submeterá seu cão a um ultrassom completo do abdômen. O ultrassom mostrará quantos batimentos cardíacos existem no útero, indicando quantos fetos estão dentro.
Sinta a barriga do seu cão com suas próprias mãos. Para ser capaz de determinar o número de filhotes dentro, sua cadela deve estar grávida de cerca de cinco semanas. Neste momento na gravidez, os filhotes são quase no termo e será fácil sentir-se os números no útero. Para sentir os filhotes dentro, passe suavemente a mão sob o abdômen do cão enquanto ele está de pé. Para ter certeza de que apalpar seu cão para filhotes é feito da maneira certa, peça a um veterinário para fazê-lo. Não permita que ninguém apalpe seu cão e nem faça isso sozinho. A última coisa que você quer que aconteça é que os filhotes se machuquem por dentro. Além disso, se você decidir apalpar você mesmo, verifique se o cão está de bom humor. A maioria dos cães se torna feroz durante a concepção. Mesmo se você for o mestre, você pode provocá-lo e sabe as consequências quando um cão é provocado. Por isso tem cuidado.
Submeta seu cão a um procedimento de raio-X. Além do ultrassom, o método de raios-X também é um meio confiável e preciso de determinar quantos filhotes seu cão está esperando. Na imagem de raios-X, você verá a cabeça e as estruturas ósseas de cada filhote. Esta também é uma boa maneira de ver com antecedência se algum dos filhotes tem deformidades ou anomalias. Os tamanhos dos filhotes também serão estimados por meio da máquina de raios-X, portanto, ela também ajudará a decidir se seu cão precisa ser submetido a uma cesariana. Porém, esteja ciente de que os procedimentos de raios-X emitem radiação. Portanto, tente não sujeitar seu cão a esse método cada vez que ele engravidar.
Baseie seu cálculo de quantos filhotes são esperados na própria história do seu cão. Se for a segunda ou terceira vez que o seu cão dá à luz, você pode mais ou menos determinar o número de filhotes que ele terá para cada gravidez.
Fique mais tempo
Ter um cachorro grávido é tão divertido e excitante. No entanto, se você quiser que seu cão fique mais tempo com você, tente limitar o número de criações. Observe que a saúde do seu cão é muito importante e, embora os novos filhotes possam lhe dar muito prazer, a vida do seu cão é muito mais importante.