Assim como os humanos, os cães podem sofrer de depressão. Existem muitos motivos pelos quais seu cão pode estar deprimido; no entanto, ele não pode dizer o que está errado. Existem algumas coisas que você pode tentar tratar para a depressão do seu cão, ou pelo menos descobrir o que a está causando. Abaixo estão algumas razões pelas quais seu cão pode estar deprimido e tratamentos que você pode considerar.
Seu cão pode simplesmente estar sozinho. Se você acha que não passa tempo suficiente com seu cão, ou que ele passa muito tempo sozinho, considere matriculá-lo em uma creche. Os cães costumam ficar deprimidos porque estão sozinhos; se você tiver que deixá-lo por causa do trabalho, levá-lo para uma creche o ajudará a se sentir menos solitário. Você pode procurar creches para cachorros em sua área ou considerar comprar babá do animal de estimação para estar com seu cão quando você não estiver disponível.
Ele pode ter perdido alguém próximo a ele. Se for esse o caso, certifique-se de dar a ele a atenção extra e o amor que ele merece. Isso o fará se sentir especial e preencherá o vazio que a pessoa amada deixou para trás. Você pode levá-lo para passear com outros cães, brincar no parque ou até mesmo dar um passeio curto para fazê-lo se sentir menos deprimido e esquecer a perda.
Agende semanalmente
Ele pode querer outro cão companheiro. Ele pode simplesmente estar deprimido porque não tem outro cachorro por perto. Existe uma solução simples para este problema: se puder, peça a outro cão para lhe fazer companhia. Todos nós precisamos de amor e amigos na vida, então conseguir outro cachorro pode resolver a depressão do seu animal. Se você não pode pagar ou reservar um tempo para outro cão agora, você pode agendar 'encontros' semanais regulares com o cachorro de um amigo ou vizinho. Uma vez que seu cão descubra a nova rotina, ele pode começar a esperar ansiosamente pelas datas das brincadeiras e esquecer sua depressão.
Estas são apenas algumas soluções para tratar a depressão do seu cão. Se você tentou tudo listado acima e seu cão ainda está deprimido, então pode ser mais sério; seu cão pode até ter uma condição médica. Um cão mais velho cujas articulações doem, por exemplo, pode não mancar ou choramingar - mas pode começar a agir deprimido. Seu veterinário fará um teste para uma ampla gama de problemas médicos. Como os humanos, os cães podem ser testados para depressão. Se não houver uma condição médica subjacente e seu médico achar que o problema é grave, ele pode prescrever antidepressivos para ajudar no problema de seu animal de estimação.