Os cães podem se meter em todos os tipos de problemas e causar sérios ferimentos quando estão explorando ou cavando. A boa notícia é que os ferimentos não precisam necessariamente levar você ao consultório veterinário mais próximo se você souber o que procurar e se sentir confortável administrando alguns primeiros socorros básicos.
Patas inchadas podem resultar de muitos acidentes diferentes e podem ser causados por qualquer coisa, desde picadas de insetos ou picadas de abelha até dedos ou pés quebrados. Para determinar como tratar uma pata inchada, você precisa aprender a avaliar a gravidade do dano.
Primeiro, observe como seu cão está reagindo à lesão. Ele está chorando de dor? Ele está mancando? Ele está apalpando ou mastigando o pé afetado? Existe inchaço em algum outro lugar? Cada um desses tipos de respostas o indicará o que está acontecendo.
Quebra ou tensão?
Coloque peso
Se o seu cão gritar de dor quando você tentar tocar o ferimento e se recusar a andar sobre ele, é provável que haja algo sério acontecendo e os raios-x provavelmente são justificados. Se ele tentar colocar peso na lesão, mas estiver mancando, o pé provavelmente não está quebrado, mas pode simplesmente estar esticado.
Uma cepa é algo que você pode tratar em casa. Os primeiros socorros para esse tipo de lesão são repouso na cama e bolsas de gelo. Você também pode administrar aspirina. A aspirina reduzirá o inchaço e a quantidade de dor que o cão está sentindo, mas lembre-se de que o segredo é manter o cão longe da lesão. Devido à maneira como os cães respondem à dor, é mais provável que seu animal fique quieto e descanse se estiver sentindo pelo menos um pouco de dor; Além disso, como qualquer medicamento, a aspirina pode ser perigosa em excesso - portanto, não ceda à tentação de administrar mais do que a dose recomendada.
Tente fazer com que o cão permita que você envolva o pé dele em bolsas de gelo. Sentar com ele e escová-lo enquanto segura seu pé nas bolsas de gelo pode convencê-lo a ficar parado por um tempo. Se ele continuar puxando o pé para fora das bolsas de gelo, um simples descanso ajudará.
Se a dor e o inchaço não diminuírem após alguns dias de repouso, leve-o ao veterinário, pois é possível que ele tenha fraturado.
Se o seu cão parecer agitado com a lesão e tentar mastigar ou sacudir a pata, é possível que ele tenha sido mordido por um inseto ou que a pata tenha algo dentro. Acalme o cão e examine cuidadosamente a pata. Lembre-se de verificar entre as almofadas e a parte superior do tornozelo. Inspecione toda a pata, tanto visualmente quanto pelo toque, sentindo se há algo que pareça fora do lugar. Você pode sentir um solavanco onde uma possível mordida pode ter ocorrido ou um objeto estranho embutido na almofada. O cão também pode tentar puxar a pata quando você toca o objeto.
Se um objeto estiver embutido, remova-o com cuidado usando uma pinça. Limpe a ferida com água morna e sabão, trate com uma pomada antibiótica (como Neosporin) e embrulhe. O cão pode achar o envoltório desconfortável e tentar removê-lo. Se ele tiver sucesso, faça o que puder para manter a ferida limpa até que cicatrize.
Potencial reação alérgica com risco de vida
Se você suspeitar de uma picada de inseto ou de abelha, verifique se o seu cão está inchando em qualquer outro lugar, especialmente ao redor do rosto e da língua. Isso irá alertá-lo sobre uma possível reação alérgica com risco de vida, conhecida como anafilaxia. Se o seu cão estiver começando a inchar, leve-o imediatamente ao veterinário. Se não, tente limpar a pata e possivelmente remover um ferrão, se houver. Faça o possível para evitar que ele mastigue a pata e cause mais danos. Você pode embrulhar se achar que vai ajudar. Você também pode comprar uma coleira elizabetana, que bloqueará as tentativas do seu cão de mastigar a pata.