Instalando detectores de fumaça: Alarmes de fumaça domésticos
Dr. Alan Alexandre Ávila Jr.
• 5 min de leitura
Proteja sua casa instalando um detector de incêndio
Mais de três quartos dos estados da Europa aprovaram leis que tornam os detectores de fumaça obrigatórios em residências privadas, e por boas razões. A maioria dos incêndios fatais ocorre à noite, enquanto as famílias estão dormindo. Adicionar detectores de fumaça estrategicamente posicionados em sua casa reduzirá em 50% suas chances de morrer em um incêndio.
Instalar detectores em sua casa é um processo relativamente fácil. No entanto, ainda existem algumas diretrizes a serem seguidas para garantir que sejam o mais eficazes possível. Sempre siga as instruções do fabricante, pois elas serão direcionadas ao seu modelo específico.
Número de detectores de fumaça. Determine quantos detectores você precisará. Normalmente, você precisará de um para cada quarto da casa, um para cada nível adicional de sua casa (incluindo o porão) e um para qualquer outro cômodo grande em que você e sua família passem muito tempo (ou seja, a sala de jantar ou sala de família) Quaisquer corredores longos ou outras áreas isoladas da casa também podem exigir um. Você não precisará colocar um detector de fumaça na cozinha.
Compre seus detectores de fumaça. Em primeiro lugar, certifique-se de que um laboratório de testes independente aprove os modelos que você compra. Você pode pesquisar o laboratório online para garantir sua legitimidade. Isso garantirá que seu detector foi testado e aprovado por um terceiro objetivo.
Em seguida, você terá que escolher o tipo de compra. Existem muitos tipos de detectores de fumaça. Você pode escolher entre alimentado por bateria, plug-in e com fio. Um detector alimentado por bateria é a opção mais comum. Basta adicionar algumas baterias, fixá-las na parede ou no teto e pronto. Você terá que ficar de olho nisso; se as baterias acabarem, obviamente não funcionará. Normalmente, ele emitirá um bipe se a bateria estiver fraca, portanto, você deve receber um aviso amplo quando for a hora de trocar as baterias. No mínimo, suas baterias devem ser trocadas uma vez por ano, para garantir que estejam funcionando corretamente.
Outras opções não requerem bateria. Se você optar por um detector de fumaça plug-in, precisará garantir que o plugue esteja seguro na parede e não possa ser removido inadvertidamente. Tanto com o plug-in quanto com os detectores com fio, é importante não conectá-los a uma tomada ou fio que possa ser desativado por um interruptor de parede. Se você optar por conectar os detectores ao sistema elétrico de sua casa, certifique-se de que sejam instalados por um eletricista qualificado. Você deseja ter certeza de que o ruído de aviso realmente funciona.
Escolha os locais apropriados. Conforme mencionado acima, você não deve colocar um detector de fumaça em sua cozinha. A fumaça do cozimento pode fazer com que ele apareça regularmente. Você deve colocá-los fora ou dentro de cada porta do quarto (dentro é melhor, especialmente se seus familiares dormem com as portas fechadas). Você também deve colocar pelo menos um em cada nível de sua casa e em qualquer cômodo adicional em que sua família passe o tempo regularmente. Considere colocar um em sua garagem também. Freqüentemente, há objetos altamente inflamáveis na garagem e um detector de fumaça estrategicamente posicionado o alertará imediatamente caso algo pegue fogo.
Quando estiver pronto para instalá-los, monte-os no alto da parede, a pelo menos 4" a 12" do teto e longe de qualquer canto. Se possível, monte-os diretamente no teto, a pelo menos 4" de distância de qualquer parede. Como a fumaça sobe, é importante colocá-los no alto, para ser alertado dos primeiros sinais de fumaça. Se você tiver um telhado angular, você deve colocar o detector no ponto mais alto do telhado ou próximo a ele.
Evite colocar detectores de fumaça perto de portas ou janelas. Locais com correntes de ar podem soprar a fumaça para longe do detector e impedi-lo de fazer seu trabalho.
Ao montar um detector no porão, monte-o no alto da parede ou no teto, conforme mencionado acima. Coloque-o perto da escada, mas não em qualquer espaço vazio. Em outras palavras, certifique-se de que a fumaça de qualquer lugar do porão chegue até ele.
Instale seus detectores de fumaça. Cada modelo é diferente, portanto, certifique-se de consultar as instruções do fabricante antes da montagem. No entanto, a maioria é fácil de montar e simplesmente requer uma furadeira e uma chave de fenda. Depois de decidir para onde quer que eles vão, basta medir a distância entre os furos no detector, fazer furos no teto nessa mesma distância e, em seguida, usar parafusos para prender o detector na parede ou teto. Conforme mencionado acima, se você estiver usando um modelo de plug-in, certifique-se de prender o plugue no soquete; se você estiver instalando um modelo com fio no sistema elétrico de sua casa, peça a ajuda de um eletricista qualificado.
Faça a manutenção do seu detector de fumaça. Sempre certifique-se de que seus detectores estejam funcionando corretamente. Ande pela sua casa e teste-os uma vez por mês. Normalmente, você pode apertar um botão do lado de fora do detector que emitirá um bipe alto se estiver funcionando. Verifique seu manual de instruções para certificar-se de que está testando-o corretamente.
Você deve limpar seu detector (e garantir que esteja livre de detritos) pelo menos uma vez por ano. Nesse momento, você também deve trocar as baterias se elas forem alimentadas por bateria e testá-las para garantir que ainda estejam funcionando. Lembre-se de que você nunca deve pintar sobre um detector de fumaça.
Você comprou esses detectores de fumaça para a segurança de sua família. Se você instalá-los e mantê-los corretamente, eles podem se tornar o melhor investimento que você já fez.
Dicas rápidas:
Troque suas baterias e limpe seus detectores de fumaça pelo menos uma vez por ano.