Se você ouvir um bipe alto e incessante no meio da noite, fique alerta. Se não é o seu sistema de alarme contra roubo, então deve ser o seu detector de fumaça. Junto com os sistemas de alarme contra roubo, é a fonte de proteção da sua família durante o sono. Um detector de fumaça deve estar presente em todas as casas. É um fato da vida que eles são muito eficientes na detecção de incêndios. É uma ferramenta de salvamento muito barata. No entanto, não pode ser colocado em todos os quartos. A cozinha não deve ter detectores de fumaça por causa das atividades que acontecem na área. Você pode usar detectores de calor em vez de sistemas de alarme de incêndio. Cada detector de fumaça é composto por um sistema de sensor para detectar a fumaça e uma buzina alta para alarmar os proprietários.
Ele pode funcionar com uma bateria de 9 ou 20 volts. A bateria de 9 volts deve ser trocada a cada ano, enquanto a de 20 volts ou do tipo chilrear pode ser substituída a cada mês. Além da bateria, você também deve conectar os fios de um detector de fumaça para se conectar com os outros e um detector duplo de fumaça / monóxido de carbono.
Detectar atividade de fumaça intensa
Esses alarmes de fumaça são classificados em dois tipos. Estes são os detectores de ionização e fotoelétricos. Os detectores fotoelétricos podem detectar movimento ou atividade por meio de luz laser ou feixes fotográficos. Eles também podem atuar como detectores de movimento. Assim que estiver bloqueado, o alarme começará a tocar. Esse tipo de detector de fumaça é frequentemente utilizado em estabelecimentos comerciais, como shoppings ou lojas de departamentos, devido ao seu volume. No entanto, pode não ser adequado para uso doméstico devido ao seu tamanho. Ele só pode detectar atividade de fumaça pesada e não as pequenas.
Enquanto isso, os detectores de fumaça de ionização fazem uso de radiação para detectar fumaça. Os detectores de fumaça de ionização contêm uma câmara de ionização e um suprimento de radiação ionizante chamada amerício. Este é um elemento radioativo que pode ser armazenado por 432 anos. Ele também contém um rico suprimento de partículas alfa. Partículas alfa eliminam os átomos de oxigênio e nitrogênio dentro da câmara. Por ter sido eliminado, ele se torna um elétron livre, que tem cargas negativas e positivas. Essas cargas opostas se atraem. Quando a fumaça entra na câmara, ela muda a configuração do átomo e faz com que o ar seja neutralizado. Quando isso acontece, o alarme começa a soar imediatamente. Pode ser mais barato e prontamente disponível, mas é definitivamente melhor do que detectores de fumaça fotoelétricos porque pode farejar imediatamente através de fontes de fumaça menores para fazer o alarme soar. Devido ao seu conteúdo de radiação, algumas pessoas têm medo da exposição. Esse medo não é justificado porque a quantidade de amerício dentro do detector de fumaça é muito pequena.
Os detectores de fumaça ionizantes funcionam melhor com chamas abertas, enquanto os detectores de fumaça fotoelétricos são melhor projetados para incêndios latentes. É recomendável usar os dois tipos. Isso é para garantir que eles complementem os pontos fortes e fracos uns dos outros. Dessa forma, você terá um sistema de detector de fumaça infalível.