Para os alpinistas, um cinto de segurança é muito importante. Pode ser um meio de salvar uma vida. Existem arneses peitorais que você pode comprar, mas ainda é importante saber amarrar e improvisar em caso de emergência. Um arnês de peito destina-se a ajudar o escalador a se manter em pé. Aqui estão as etapas de como amarrar um arnês peitoral.
Use uma correia para moldar um arnês de tórax, dobrando a correia até que você tenha um laço de cerca de 90 centímetros de comprimento. Amarre a ponta e o outro lado da teia em si mesma com um nó de água ou um nó de passagem direta.
Torça o laço para formar um oito e deslize os braços por cada volta. Passe a teia sobre a cabeça de forma que a ponta do oito fique posicionada no meio das costas. Nesta fase, ainda será um ajuste frouxo.
Organize as alças de forma que fiquem corretamente posicionadas sobre seus ombros. Puxe parte dos laços que estão sobre os ombros para baixo em direção à frente do seu peito e use um pequeno mosquetão de travamento para segurar os laços juntos. Ajuste as alças até se sentir confortável. O comprimento da alça original deve ser medido em relação à extensão de seu tórax com a teia dobrada com um pouco de espaço para dar espaço aos músculos dos ombros.
Duas pequenas fundas também podem ser usadas como arnês para o peito em uma emergência. Use um nó de circunferência ou um nó de pé de cotovia para amarrar as duas eslingas. Empurre os braços nas alças com o nó posicionado no centro das costas. Use um mosquetão de travamento na frente para aproximar os dois laços e prenda a corda amarrada em seu arnês regular com o mosquetão. Use um nó prusik curto na corda e use-o como uma roldana para ajudá-lo em sua escalada ou para ajudar a baixar um escalador ferido de forma lenta e constante.
Outra forma de amarrar um arnês de tórax é pegar uma longa tira de tecido e dobrá-la ao meio. Com a extremidade dobrada tocando o solo, meça o comprimento da correia até o nível dos ombros e marque-a. Dê um nó de água no lugar que você marcou. Pode haver uma longa cauda à esquerda, mas está tudo bem.
Segure o laço no nó e deslize-o sobre a cabeça e sobre o ombro esquerdo como uma bandoleira. Segure parte do laço à sua frente e estique o braço em direção às costas para segurar a outra parte do laço à direita. Cruze as partes para fazer um X na lateral do corpo alguns centímetros abaixo da axila.
Passe o braço direito pelo novo laço e, em seguida, passe-o sobre a cabeça e desça para o lado esquerdo, passando o braço esquerdo pelo laço também. Pegue as partes da frente e de trás e faça outro X abaixo da axila esquerda.
Passe o braço esquerdo por esse laço e passe o laço sobre a cabeça para descansar no ombro direito. Ajuste as alças para que se encaixem perfeitamente em torno de seus ombros e pescoço. Coloque um mosquetão de travamento no V que é formado na frente de seu peito e a teia que passa lateralmente em seu peito.
Certifique-se de praticar as medições para saber a quantidade de tecido a ser usado. Se o cinto peitoral estiver muito solto, o mosquetão se moverá para perto de seu rosto e se estiver amarrado com muita força, seus movimentos serão muito restritos e você também poderá ter dificuldade para respirar.