Para caçadores de animais que também processam sua própria carne, um gambrel portátil para içar é uma ferramenta essencial. Ele pode ser amarrado a uma árvore robusta e levantar animais mortos para esfolar. Existem vários modelos de gambrels de içamento pré-fabricados que podem ser comprados em lojas que vendem equipamentos de caça. Mas, com algumas ferramentas e materiais encontrados em seu galpão de trabalho, você pode criar um gambrel de içamento para cervos. Aqui estão as etapas para fazer um gambrel de içar para veados.
Use madeira bastante forte para suportar vários quilos de peso morto de um cervo. Carvalho, freixo branco ou verde são ideais. Deve ter cerca de trinta e seis polegadas de comprimento, cinco polegadas de largura e cerca de uma polegada e meia de espessura. Será preferível que a madeira que você vai usar já esteja seca para evitar encolhimento e empenamento,
Encontre um pedaço de madeira compensada que seja grande o suficiente para ser a prancheta de desenho ao modelar o gambrel. Você precisará disso para encontrar o centro do gambrel. Meça 45 centímetros a partir da borda esquerda da prancheta. Isso indicará o centro ou linha média do gambrel. Coloque a borda da madeira para o gambrel na parte inferior da prancheta e certifique-se de que suas bordas estejam alinhadas. Prenda as pontas da madeira na prancheta. Você estará criando algo que se assemelha a um jugo simples.
Basicamente, você criará um cabide com pontas afiladas e pontas inclinadas em ambas as pontas. Haverá dois mergulhos côncavos de cada extremidade e um meio convexo onde um orifício será feito para prender a talha. Em termos simples, parecerá um vale plano e depois uma colina que desce para outro vale na outra extremidade. Se não quiser usar uma prancheta, você pode desenhar em papel ou papelão. Pegue o comprimento e a largura da madeira para o gambrel e meça no papel. Dobre o papel ao meio e desenhe a metade do desenho. Corte seu padrão e coloque-o sobre a superfície plana da madeira e trace o contorno. Do meio da madeira, meça sete centímetros da borda inferior e marque este local. Este será o local onde o orifício central para a talha será perfurado.
Use um quebra-cabeças ou serra de fita para cortar a forma da madeira, seguindo o contorno que você desenhou. Lime as bordas com uma lima de madeira para evitar lascas nas laterais.
Faça o orifício central com uma broca do tipo pá de uma polegada de diâmetro. Faça apenas metade do orifício pelo lado superior. Vire a madeira, faça a medição e fure a outra metade. Este método evitará que a borda da madeira ao redor do buraco se estilhace.
Use uma lixadeira para tornar as duas superfícies do gambrel lisas. Lixe também as bordas para garantir que não haja farpas e arestas. Limpe o gambrel com um pano limpo e seco. Aplicar duas demãos de verniz para conservar a madeira. Deixe a primeira demão secar antes de aplicar a segunda e última demão. Prenda a talha ao orifício que você perfurou anteriormente e o gambrel estará pronto para uso.
Se for usar madeira fresca para o gambrel, você deve permitir que seque e envelheça completamente antes de usá-lo. Se você não tiver carvalho ou freixo branco, pode comprá-lo na madeireira. Certifique-se de que todas as arestas são lisas, pois as arestas podem causar o surgimento de rachaduras. Você pode fortalecer o orifício tornando-o ligeiramente maior e inserir um pedaço de tubo através dele.