Como fazer exercícios de corrida para aumentar a velocidade e a eficiência?
Gil Pacheco de Santos
• 4 min de leitura
Correr com velocidade e eficiência é o que a maioria dos atletas deseja ser capaz de fazer. Os jogadores de basquete precisam correr para cima e para baixo na quadra, os jogadores de futebol, principalmente os running backs, precisam dele para evitar a defesa definida contra eles para ganhar jardas, e os corredores precisam para terminar uma corrida em tempo hábil. Se você é um atleta que deseja correr com eficiência e velocidade suficiente para chegar onde deseja ser rápido, faça alguns exercícios de corrida projetados para tornar os músculos das pernas mais fortes, impulsionando-o a correr mais rápido. Aqui estão alguns exercícios básicos que você pode fazer. Correr com velocidade e eficiência é o que a maioria dos atletas deseja ser capaz de fazer. Os jogadores de basquete precisam correr para cima e para baixo na quadra, jogadores de futebol, em particular os running backs precisam dele para evitar a defesa contra eles para ganhar jardas, e os corredores precisam disso para terminar uma corrida em tempo hábil. Se você é um atleta que deseja correr com eficiência e velocidade suficiente para chegar onde deseja ser rápido, faça alguns exercícios de corrida projetados para tornar os músculos das pernas mais fortes, impulsionando-o a correr mais rápido. Aqui estão alguns exercícios básicos que você pode fazer.
Conjuntos de sprints curtos. Além de correr em linha reta, você deseja aumentar seu potencial para correr em jorros. Você pode fazer isso fazendo alguns sprints curtos em séries. Comece com uma corrida de 50 metros até chegar aos 100 metros. Para fazer isso, você deve definir sua posição na linha de partida e pedir a alguém que apite. Depois de ouvir o apito, corra o mais rápido que puder até a linha de chegada. Faça cerca de 5 séries com um intervalo de descanso de cerca de 1 minuto por sprint. Este exercício permitirá que os músculos reajam rapidamente e aumente a força das pernas.
Pular corda. Fortalecer as pernas, principalmente os músculos da panturrilha, é crucial para que você corra mais rápido. Quanto mais fortes forem os músculos da panturrilha, mais rápido você será capaz de correr, pois esses são os músculos principais que lhe darão o salto de que você precisa para lançar cada passo da corrida. Pular corda é um bom exercício para conseguir isso. Basicamente, você vai querer pular corda como fazem os boxeadores. Saltos curtos e rápidos com intensidade. Para começar, pule a corda por 5 minutos por série e aumente a duração do exercício quando se sentir um pouco mais confortável.
O joelho alto corre. Este é outro ótimo exercício para ajudá-lo a alcançar extrema eficiência na corrida. O exercício exigirá que você corra, mas em vez de dar cada passada como normalmente faz, você desejará elevar o joelho à altura da cintura em cada passada. 5 séries de 100 metros seria um bom começo, então aumente para 10 séries, uma vez que você construiu a resistência muscular para isso. Descanse após cada traço por 1 minuto.
O salto em distância. Outro ótimo exercício para aumentar a força e a resistência das pernas. Use uma quadra de basquete inteira para o exercício. Comece em uma extremidade com os pés juntos. Dobre os joelhos e pule o mais longe que puder. Use os braços para manter o equilíbrio e alongar cada salto balançando-os. Continue assim até chegar ao outro lado da quadra. Descanse por alguns minutos e repita. 3 a 5 séries devem fornecer ótimos resultados.
Estes são apenas alguns dos exercícios que você pode implementar imediatamente em seu regimento de treino e que garantem resultados. Isso deve fortalecer facilmente os músculos das pernas para dar a você um salto e uma elevação melhores e mais rápidos a cada passada enquanto você corre.