Esteja você se candidatando ao primeiro emprego ou mudando de um emprego para outro, negociar seu salário inicial pode ser a parte mais estressante de um processo de candidatura. Isso ocorre porque o salário seria uma medida de como seu empregador vê seu valor para a empresa e também seria a base de quanto você pode potencialmente ganhar no futuro, considerando aumentos salariais e bônus.
Graus de remuneração fixos
Algumas empresas, especialmente repartições públicas, têm níveis salariais fixos, e seu salário inicial dependerá do cargo para o qual está se candidatando e das qualificações que possui. A maioria das empresas privadas prescreveu salários iniciais, mas você pode negociar com o gerente de contratação, dependendo de suas qualificações. Se o seu caso for o último, aqui estão algumas dicas sobre como negociar o melhor salário inicial possível.
Faça sua pesquisa. Antes de chegar à mesa de negociações, é bom estar armado com informações. Portanto, quando você receber uma chamada para uma entrevista com o gerente de contratação, tente fazer algumas pesquisas sobre a faixa salarial em seu setor específico e nível de habilidade. Se você tiver experiência anterior de trabalho, poderá usar sua renda como um bom indicador de quanto pode começar. Caso contrário, você pode verificar sites como salaryexpert.com e salary.com para ver dados de pesquisas de diferentes campos em diferentes cidades.
Espere por uma oferta primeiro. A oferta salarial geralmente surge no final de uma entrevista de emprego. Em alguns casos, uma reunião de oferta de salário é até separada da própria entrevista, especialmente se o entrevistador final for diferente do gerente de contratação ou de recursos humanos. Antes de negociar, espere que o gerente de contratação faça a oferta inicial. Em seguida, compare isso com a faixa salarial obtida com sua pesquisa. Se estiver dentro do alcance, então tenha certeza de que você ainda pode negociar para cima. Se você está empregado atualmente, compare também a oferta com o que está recebendo no emprego atual.
A melhor coisa a fazer depois que o gerente de contratação fez uma oferta é ficar em silêncio e parecer que está pensando seriamente a respeito. O gerente de contratação provavelmente interpretará isso como um sinal de que você está procurando algo maior e aumentará sua oferta.
Negociar. Agora é a hora de você negociar um salário inicial mais alto. Você geralmente tem uma margem de cerca de 10%, dentro da qual pode negociar. Se você estiver trabalhando atualmente, explique que o custo de desistir de seu emprego atual por um novo exige um salário inicial mais alto. Se você está apenas começando, pode negociar um valor mais alto devido ao custo de vida. Você pode mencionar que fez algumas pesquisas com base na faixa salarial padrão em seu setor.
Não pare com a oferta. Depois que você e o gerente de contratação concordam com um salário-base, a negociação não para por aí. É aqui que você pode perguntar sobre outras compensações não monetárias, como licenças, subsídios, benefícios de saúde e outros.
Não tenha medo de negociar seu salário com um gerente de contratação. Ser capaz de negociar bem o seu salário inicial é uma indicação de que você leva seu trabalho a sério e que tem conhecimento suficiente para ter um bom desempenho na carreira que escolheu.