Como pintar um barco a motor?

De remover a tinta original é usar lixa de óxido de alumínio
A maneira mais barata, porém mais difícil, de remover a tinta original é usar lixa de óxido de alumínio e lixar o revestimento manualmente.

A maioria dos outdrives de barcos são de alumínio e, embora esse metal seja mais resistente à corrosão, ainda pode ser uma boa ideia colocar algum acabamento protetor. O único problema é que a tinta não adere muito bem ao alumínio, então o trabalho de preparação é crucial para pintar com sucesso o motor de popa do seu barco.

  1. Remova o revestimento original do outdrive. Seu outdrive ainda pode ter seu revestimento original, embora desbotado e arranhado. Você tem que tirar isso completamente antes de mais nada. Comece com um desengraxante forte, depois continue com um removedor de tinta. Estes estão facilmente disponíveis em qualquer loja de pintura automotiva. Lembre-se de proteger as vedações e o rolamento do outdrive ao aplicar os decapantes. Uma alternativa ao uso desses produtos químicos é o jateamento com esferas de plástico. Esse processo literalmente 'explode' a tinta da superfície. Este serviço pode estar disponível em uma oficina mecânica local. Ao usar este método mecânico de remoção de tinta, você deve cobrir o tubo pitot, pois este é um componente vulnerável do outdrive. A maneira mais barata, porém mais difícil, de remover a tinta original é usar lixa de óxido de alumínio e lixar o revestimento manualmente.
  2. Remova a ferrugem e outros contaminantes do outdrive. A próxima etapa do trabalho de pintura é chamada de gravura. Os produtos químicos para corrosão estão disponíveis em qualquer loja de suprimentos para automóveis, aviões ou veículos marítimos. Esses produtos químicos são ácidos ou bases e são muito fortes. É imperativo que você os manuseie com cuidado e siga estritamente as instruções do fabricante. Pergunte ao pessoal da loja qual produto de gravação é especificamente usado para alumínio. Depois de concluir a aplicação desses produtos químicos de acordo com as instruções, você pode enxaguar bem o outdrive.
  3. Aplique uma camada especial de alodine. Como mencionado acima, a tinta não adere muito bem às superfícies de alumínio, mas existe um revestimento especial conhecido como Alodine que é feito especificamente para preparar o alumínio para pintura e também ajuda o metal a resistir à corrosão. Alodine está disponível na maioria das lojas de suprimentos de tintas. Novamente, você deve seguir cuidadosamente as instruções do fabricante sobre a aplicação adequada. Se o Alodine não aderir a certos pontos ou áreas, pode ser necessário lixar novamente ou gravar novamente essa área. Após a aplicação deste revestimento especial de alumínio, deixe o outdrive secar ao ar.
    Seu outdrive ainda pode ter o revestimento original
    Seu outdrive ainda pode ter o revestimento original, embora desbotado e arranhado.
  4. Aplique a tinta. O mais importante a lembrar sobre esta etapa é evitar o uso de qualquer tinta que contenha cobre. A tinta de cobre em uma unidade externa de alumínio irá transformá-la em uma bateria e destruí-la quando for deixada na água por muito tempo. Recomenda-se aplicar pelo menos três camadas de primer e duas camadas de acabamento. Certifique-se de usar primer e tintas de acabamento compatíveis entre si. Se você estiver usando um pincel de ar ou um pincel convencional, sempre aplique a tinta uniformemente para cada camada.

A chave para pintar seu outdrive é um bom trabalho de preparação. Se as etapas de lixamento e gravação não forem feitas corretamente, a tinta provavelmente não irá aderir à superfície e você provavelmente terá que começar tudo de novo.

Artigos relacionados
  1. Como escolher o equipamento de mergulho?
  2. Como polir barcos de alumínio?
  3. Como treinar para nadar?
  4. Como remover a cera velha de uma prancha de surf?
  5. Como obter torres de wakeboard?
  6. Como ensinar a seu filho uma lição inicial de natação?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail