Se você estiver comprando um carro usado, uma das primeiras coisas que você precisa saber é se o carro em questão tem a pintura original (de fábrica). As etapas para responder a essa pergunta são bastante diretas e vão das pistas óbvias às que podem ser difíceis de detectar.
A facilidade de determinar se o carro tem a pintura original dependerá muito da idade do carro, da condição da pintura e da condição geral do carro. Se for um carro mais antigo, a pintura parece corresponder ao estado geral do carro? Se for um carro mais novo, está limpo e com brilho? Nesta etapa de busca de tinta original, você terá que confiar muito em seus próprios instintos e bom senso. Se não for óbvio neste ponto, passe para as pistas mais sutis.
Área lateral do batente da porta
Uma maneira de saber se um carro tem a pintura original é procurar dentro da área do batente da porta do lado do motorista um adesivo com informações do "código da pintura". Este código corresponderá a uma cor muito específica atribuída pelo fabricante para aquele ano específico e modelo de seu carro. Se o carro tiver a pintura original, a cor especificada por este código deve corresponder ao que você vê antes de você. Qualquer incompatibilidade aqui é um sinal claro de que o carro foi repintado. E daí se o código de cores parece corresponder ao do carro? Vamos avançar para pistas ainda mais sutis.
Se o carro tiver a pintura original, não haverá nenhum sinal de "spray excessivo", que é uma tinta que não atingiu a superfície pretendida e acabou em áreas que normalmente não teriam pintura. Você encontrará esse excesso de spray em áreas como: no revestimento do carro ao longo da borda inferior das portas ou dentro dos poços do para-lama, em qualquer acabamento como cromo, luzes, espelhos, etc., e na fonte ou traseira do carro em qualquer barragem de ar, canos de escape, etc. Se não houver sinais de excesso de pulverização, então é hora de cavar mais fundo para obter mais pistas sobre se o carro tem ou não a pintura original.
Uma das últimas e mais sutis coisas a se procurar são as cores diferentes em lugares difíceis de alcançar e que provavelmente não serão cobertos, mesmo que todo o carro tenha sido repintado. Olhe no compartimento do motor e compare a cor e a qualidade da pintura do para-lama externo com a de baixo do capô e do lado de dentro dos para-lamas. Olhe para os batentes das portas e ao redor do interior do porta-malas para a mesma coisa. Tudo deve combinar se o carro tiver a pintura original.