Quando você está jogando softball competitivo, precisa aproveitar todas as oportunidades possíveis. Existem certos aspectos do jogo que requerem certas estratégias e, se você implementá-las corretamente, aumentará muito suas chances de ganhar. Uma dessas estratégias que nunca deve ser esquecida é a criação de uma base. Para simplificar, usaremos o início da primeira base como exemplo.
Bom começo antes
Antes de começar, vamos ter em mente que abrir a primeira base no softball é muito diferente de abrir a primeira base no beisebol. Quando você sai da primeira base no beisebol, pode assumir a liderança quando o arremessador tiver a bola. Normalmente, um jogador irá dar alguns passos em direção à segunda base e se vir uma oportunidade para roubar, eles vão tirar vantagem disso. Eles também podem obter uma boa vantagem antes de seu colega de equipe bater na bola.
Liderar a primeira base no softball é muito diferente. A grande diferença é que você não tem permissão para chutar para fora da base quando o arremessador ainda tem a bola. Você só pode sair da base depois que o arremessador largar a bola. Sendo esse o caso, a melhor abordagem a ser usada é colocar o pé esquerdo (ou o pé da frente) na frente da bolsa, de frente para a segunda base. Seu pé de trás ficará atrás da sacola. Nesse ponto, é importante ficar de olho no lançador e em seu movimento. Se possível, é aconselhável ter estudado o movimento do arremessador durante cada arremesso antes de alcançar a primeira base.
Quando o braço do arremessador dá a volta para lançar a bola e está em um plano horizontal e alinhado com a cintura, mova o pé de trás para a frente como o primeiro movimento em sua corrida em direção ao segundo. Isso lhe dará impulso e você não será chamado automaticamente porque, quando seu pé da frente estiver fora da bolsa, o arremessador já terá lançado a bola. Uma vez que você está fora do saco, se você deu um bom salto e acha que tem uma boa chance de roubar em segundo lugar, vá em frente. Se seu colega de equipe na placa fez contato sólido, você terá uma boa vantagem inicial. E se for uma bola ou um strike, você não terá ido muito longe e pode recuar para a primeira base o mais rápido possível. É claro que muito do que você fará dependerá dos sinais que estão sendo transmitidos por seus treinadores. Isso lhe dará informações sobre o que fazer e também o que você espera que seu colega de equipe faça na área de rebatedor.
Siga estas dicas para uma abordagem melhor para começar no softball.