Os seres humanos que amam a água há muito invejam as barbatanas dos peixes, que os ajudam a deslizar pelos oceanos com a maior facilidade. Até o genial inventor Leonardo DaVinci ficou cativado por projetar nadadeiras que ajudariam os humanos a nadar.
Usar nadadeiras de natação
As nadadeiras de hoje são feitas de plástico ou borracha em forma de nadadeira ou barbatana de peixe e são usadas na perna ou no pé para permitir um movimento mais rápido e ágil durante a natação, mergulho submarino, body surf ou river boarding. A forma e o tamanho relativamente pequenos da maioria dos pés humanos não fornecem energia suficiente para impulsionar o corpo rapidamente na água, então o uso de nadadeiras permite essa tarefa.
Nem todas as barbatanas são criadas iguais. Diferentes nadadeiras de natação foram projetadas para diferentes propósitos na água. Os mergulhadores precisam de nadadeiras grandes e largas para ajudar a superar a resistência na água ao mergulhar em águas profundas carregando equipamento de mergulho pesado. Os salva-vidas que patrulham a praia optam por nadadeiras menores que podem ajudar a impulsioná-los rapidamente nas ondas em caso de emergência. Quem gosta de snorkeling opta pelas nadadeiras mais leves e flexíveis do mercado.
Existem dois estilos principais de nadadeiras de natação, pé inteiro e salto aberto. A nadadeira de natação do pé inteiro é projetada para se ajustar sobre pés descalços, da mesma forma que você usaria sapatos de rua. Os estilos de salto aberto prendem-se a cada pé com uma tira e, uma vez que podem ser usados sobre botas, são comumente usados por mergulhadores.
Invenção recente com aberturas
O estilo mais básico de nadadeira a ser usado para obter mais força ao nadar é a nadadeira de remo, que serve como uma simples extensão para o músculo da perna, proporcionando mais impulso e movimento para frente enquanto chuta na água. Barbatanas ventiladas também são populares para nadar, uma invenção mais recente com respiradouros que permitem a passagem de alguma água através delas para aumentar a eficiência enquanto o nadador está chutando. A barbatana dividida, como o nome indica, possui uma extremidade de lâmina dividida e funciona na mesma princípio como a hélice de um barco para criar sucção que puxa o nadador com mais facilidade e menos esforço, um modelo usado por nadadores e mergulhadores. As nadadeiras de mergulho livre são versões muito longas de nadadeiras de remo preferidas por mergulhadores em águas profundas porque ajudam o mergulhador a conservar energia e oxigênio ao usar chutes lentos de pernas rígidas.
Depois de colocar a nadadeira de natação de sua escolha, mantenha as pernas bem abaixo do nível da água e use um movimento de perna como marchar para impulsioná-lo sem mover os braços. As nadadeiras são mais eficazes quando você estende os pés e chuta a perna inteira, e não apenas a partir do joelho.