Arremessar lances livres pode ser a maneira mais fácil de marcar pontos e levar sua equipe à vitória, ou pode ser estressante e constrangedor. Um tiro livre ruim pode até custar o jogo à sua equipe! O fator mais importante no tiro de lance livre é a consistência. Para obter consistência, um jogador deve praticar rigorosamente sua forma. Ao fazer isso, o arremessador de lance livre ganhará confiança e verá um aumento no número de lances livres que ele pode fazer. A forma de lance livre deve espelhar a forma usada para arremessos de arremesso.
- Posicione os pés na largura dos ombros. O pé dominante deve ser posicionado logo atrás da linha de lance livre, enquanto o outro pé deve ser posicionado alguns centímetros atrás da linha de lance livre. O pé dominante combina com sua destreza. Se você for destro, seu pé direito será dominante na linha de lance livre.
- Suas pernas devem estar ligeiramente flexionadas na altura do joelho.
- Sua mão dominante deve ser usada para embalar a bola por baixo, com a outra mão posicionada na lateral da bola para orientação e estabilidade.
- A bola deve ser posicionada na altura do peito, abaixo do queixo.
- Seu braço dominante deve ter a forma de um C, com a bola empoleirada em cima da mão.
- O movimento de liberação deve ser suave, pois os solavancos podem levar a uma execução inconsistente de tiro a tiro. Seu objetivo é ter o mesmo movimento fluido toda vez que você arremessar um lance livre. A variação é definitivamente contraproducente.
- A liberação deve fluir da parte inferior do queixo para cima e para fora.
- O pulso de sua mão que apoia a bola de basquete deve ser lançado para a frente, aplicando um giro para trás à bola quando ela é liberada. Isso deve parecer como se o atirador estivesse esticando o braço acima e na frente de sua cabeça para roubar biscoitos de um pote de biscoitos.
- O atirador deve encontrar uma rotina que seja confortável para ela e praticá-la para que se torne uma segunda natureza. Só então ela pode obter sucesso consistente na linha de lance livre.
- Tenha em mente que este artigo descreve a forma clássica de lance livre. Se a sua forma for diferente, ainda assim você pode reproduzi-la consistentemente sem dificuldade e ter sucesso todas as vezes, lembre-se do velho ditado: se não está quebrado, não conserte!
- Boa sorte e lembre-se de praticar!