O voleibol, um esporte olímpico, geralmente é praticado por duas equipes adversárias que rebatem uma bola para frente e para trás sobre a rede de vôlei. O esporte, ao longo dos anos, evoluiu para outras variações que podem ser praticadas na piscina, na praia e em outros locais ao ar livre.
As equipes de voleibol podem ser compostas por 6 ou menos jogadores de cada lado. O objetivo é o mesmo, quer seja um jogo indoor ou outdoor, cada equipe tenta aterrar a bola na quadra da equipe adversária para marcar um ponto. Um set de vôlei termina quando uma equipe atinge o número de pontos declarado nas regras e regulamentos que os jogadores estão usando.
Rede de voleibol fixada
Seja no vôlei indoor ou aquático, o equipamento básico é o mesmo: uma bola de couro ou couro sintético e uma rede de vôlei presa a mastros (também conhecidos como padrões).
O tamanho oficial da rede de vôlei é de 32 metros (comprimento) por 3 metros (altura). Pode ser feito de rede trançada de polietileno, náilon ou até mesmo fio. Algumas redes têm apenas uma faixa de náilon branca na parte superior, enquanto outras têm fitas de vinil em volta da rede. Fios / cabos de nylon, barbante ou aço são usados para amarrar a rede aos postes de uma quadra de vôlei.
Todos os equipamentos de voleibol devem ser inspecionados regularmente e colocados em depósitos adequados para estender sua vida útil. Em acampamentos de voleibol, onde o equipamento é frequentemente usado em demasia, deve ser feita uma inspeção frequente de desgaste nas redes de voleibol. Você deve ser capaz de avaliar se a rede precisa ser substituída ou enviada para conserto por um profissional. Às vezes, o dano na rede pode não ser muito grande para os jogadores ou treinadores consertarem.
Quando houver dano na rede, seu objetivo básico é fechar o buraco ou lacuna. Se o buraco não for muito grande, você pode fechá-lo amarrando-o com um barbante.
Para consertar um pequeno dano em uma rede de vôlei:
Estenda a rede sobre uma superfície plana ou deixe-a amarrada aos postes. Desta forma, você pode ver onde estão os danos ou os furos.
Corte todas as fibras soltas ao longo da área danificada.
Verifique se a malha ao redor da área danificada ainda está forte e não apresenta sinais de desgaste.
Usando uma corda ou barbante (de preferência da mesma espessura da rede original), dê um nó no canto superior da área rasgada.
Amarre o barbante através da malha indo alternadamente de um lado para o outro. Certifique-se de dar um nó com o fio na malha ainda intacta a cada vez. Tente combinar o máximo possível o desenho da malha existente e as dimensões da rede.
Assim que a lacuna for fechada, dê um nó no fio até o final da seção não danificada. Corte o excesso de fio.
Você também pode usar um kit de reparo de rede, que vem com uma agulha e um fio. Ele vem com instruções sobre como consertar a rede com a agulha de rede. Fotos e informações úteis podem ser encontradas online em Knotcraft, de stuart E. Grainger, e em Como consertar uma rede.
Quer você jogue competitivamente ou com amigos durante o fim de semana, o vôlei é um jogo divertido e emocionante. Lembre-se de verificar regularmente o equipamento (rede de vôlei, mastros e bola) quanto a sinais de danos antes e depois do jogo. Ao cuidar do equipamento, você pode ter certeza de um jogo divertido, seguro e ininterrupto o tempo todo.