Se tirar sua bicicleta da garagem após um longo inverno lhe causou algum desespero, há algumas coisas que você pode fazer para enfeitá-la para o uso. Um problema ocasional é que um raio pode ter quebrado ou corroído. Se os raios forem o seu problema, siga as etapas simples abaixo para girar novamente a roda da bicicleta.
Você precisará de raios de reposição, que geralmente vêm em embalagens de 50. Você também precisará de uma chave inglesa de raios.
Passo 1
Compre o comprimento correto do raio para a roda. Se possível, leve o raio à sua loja de bicicletas local para obter os raios de substituição corretos. Se você estiver fazendo um pedido online, certifique - se de medir os raios danificados. Se for substituir os dois lados de uma roda, meça os raios de cada lado, pois é possível que sejam de tamanhos diferentes.
Passo 2
Anote os padrões originais dos raios e observe quaisquer sobreposições. Antes de desmontar os raios, certifique-se de observar quais raios se sobrepõem e onde.
Etapa 3
Remova o raio antigo ou danificado. Coloque a roda de lado. Existem raios em cada lado da roda, mas você deve repetir um lado de cada vez para um entrelaçamento ideal. Desparafuse com cuidado o raio na extremidade do aro e remova o raio do flange no centro.
Passo 4
Se possível, substitua os raios um de cada vez. É mais fácil manter o padrão dessa maneira. Insira o raio de modo que seja entrelaçado da mesma forma que o raio original.
Etapa 5
O parafuso falou com o aro. Aparafuse o raio no lugar, mas não aperte.
Etapa 6
Conecte o raio ao flange. O flange é o centro da roda. Use o orifício da flange que fica a meio caminho entre o último raio que ele cruzou e o próximo raio. Se você estiver substituindo os raios um de cada vez, conecte o raio ao flange no mesmo local de onde removeu o original.
Etapa 7
Repita as etapas 3 a 6 para cada raio na lateral. Gire a roda no sentido horário enquanto trabalha de um raio a outro para ter certeza de que não perderá nenhum.
Etapa 8
Assim que o primeiro lado estiver concluído, vire a roda. Se você estiver substituindo todos os raios da roda, vire a roda e começará no segundo lado.
Repita as etapas 3 a 7 para o outro lado. Trabalhe novamente ao redor do volante com cuidado, seguindo as instruções anteriores para cada raio sendo substituído.
Etapa 10
Certifique-se de apertar as conexões no flange e no aro de cada raio. Usando a chave inglesa de raio, prenda os raios. Não aperte demais, pois isso pode causar muita tensão. Os raios trabalham juntos, portanto, se um estiver muito apertado, pode causar problemas para os outros.
Ao terminar de fazer os reparos, coloque a roda de volta na bicicleta e prenda-a. Em seguida, siga para a estrada.
Andar de bicicleta é uma experiência agradável, mas apenas se a manutenção da sua bicicleta for adequada. Se sua bicicleta tem um padrão de entrelaçamento complicado ou não tem certeza de sua habilidade em tensionar os raios, peça alguns conselhos na loja de bicicletas local. Acima de tudo, divirta-se.