Como conhecer a história e as regras do tênis de mesa?
Vicente Barbosa de Cruz
• 3 min de leitura
O tênis de mesa é um esporte em que dois ou quatro jogadores rebatem uma pequena bola oca para a frente e para trás com raquetes sobre a mesa. Este é um jogo rápido e exige reações rápidas dos jogadores. Também conhecido como pingue-pongue, o tênis de mesa é um jogo controlado pela Federação Internacional de tênis de mesa ou ITTF. Foi declarado um esporte olímpico desde 1988 e está incluído em quatro eventos.
Vitoriosos de classe alta
O tênis de mesa veio originalmente da Inglaterra. Os vitorianos da classe alta na década de 1880 queriam jogar tênis dentro de casa depois do jantar. Eles decidiram usar objetos do cotidiano, como uma pilha de livros como rede ou uma rolha de champanhe como bola, para jogar uma espécie de jogo de tênis indoor. Eventualmente, o tênis de mesa evoluiu para o que é hoje, usando uma mesa dura com uma rede amarrada no meio e uma bola pequena, leve e oca lançada por raquetes. As primeiras raquetes eram feitas de pergaminho esticado em uma moldura. O som que fez quando a bola foi atingida deu ao jogo outro nome: Ping Pong.
As regras internacionais do tênis de mesa especificam que a bola deve ter 2,7g e 40mm de diâmetro. As regras indicam até que a bola deve quicar a uma altura de 23 cm se cair de 30 cm acima. Esta medição foi introduzida após os Jogos Olímpicos de 2000. A superfície da mesa é revestida com revestimento de baixa fricção e mede 9 pés x 5 pés e 76 centímetros de altura. As raquetes são feitas de madeira laminada com borracha em um ou dois lados.
Para começar o jogo, os jogadores geralmente lançam uma moeda para decidir quem vai primeiro.
O jogo começa com um jogador sacando a bola. Ao sacar, o árbitro e o adversário devem ter uma visão clara da bola. O jogador deve bater na bola desde a linha de base e deixar que a bola quique no meio da sua metade da mesa e alcance a metade da mesa do adversário. O adversário deve rebater a bola se o saque for bom.
Ao devolver a bola, os jogadores devem deixar a bola quicar do seu lado, rebatê-la para a outra metade da mesa e quicar ali.
Ao acertar a bola, ela deve primeiro quicar de lado e depois passar por cima ou ao redor da rede até chegar à metade da mesa do adversário.
Os pontos são atribuídos ao oponente quando um jogador comete um erro.
Os jogadores podem sacar a bola a cada dois pontos.
Os jogadores sacam a bola alternadamente a cada 2 pontos até que um jogador alcance 11 pontos com pelo menos 2 pontos de vantagem ou até que ambos os jogadores tenham 10 pontos cada. Assim que ambos os jogadores atingirem 10 pontos, os jogadores sacam a bola alternadamente até que um dos jogadores obtenha uma vantagem de 2 pontos.
Depois de um set, os jogadores trocam de lugar. No quinto ou sétimo jogo, os jogadores trocam de lugar toda vez que um jogador marca 5 pontos.
Quando um jogador atinge 21 pontos, o serviço é alternado a cada 5 pontos. O jogo continua até que um jogador ganhe 2 pontos.
O tênis de mesa é um esporte indoor que inspira visualmente pela velocidade do jogo e pela agilidade dos jogadores. Simples ou em duplas, este é um esporte que requer mais do que um pouco de prática para vencer.