Um instrumento de cordas, como um violino, é bonito de se ouvir, mas como tudo neste mundo, eventualmente, as cordas de um violino podem se desgastar. A frequência com que você toca o violino determina a frequência com que pode ser necessário substituir as cordas do violino. Como saber quando as cordas do violino precisam ser alteradas? Listadas abaixo estão algumas dicas para ouvir e procurar, portanto, saber quando substituir as cordas de violino não é tão complicado quanto pode parecer e você não estará desperdiçando dinheiro substituindo cordas de violino que não precisam ser substituídas.
- Ouça e preste atenção à afinação do seu violino. Um dos primeiros indicadores para substituir as cordas do violino é afiná-las constantemente para mantê-las no tom. Quando as cordas começam a se desgastar ou se soltar em seu violino, as cordas perdem o tom ou sua corda cria o que é chamado de tom falso. É aqui que a afinação pode estar acertada, mas não está produzindo o mesmo nível de som de antes. Se você está afinando seu violino mais do que o normal, isso é um sinal de que suas cordas podem precisar ser substituídas. Suas cordas podem não estar mantendo o tom porque estão velhas, e afinar continuamente suas cordas pode causar o desgaste e quebrar as cordas, exigindo também que as cordas do violino sejam substituídas.
- Preste atenção ao desgaste em suas cordas, especialmente em Sol, Ré e Lá, já que essas cordas têm um revestimento e, com o tempo, o revestimento pode desgastar essas cordas e as cordas precisarão ser substituídas. Conforme o revestimento das cordas se desgasta, torna-se mais difícil deslizar o dedo pelas cordas, causando um som e altura diferentes, porque as cordas não podem mais vibrar como uma unidade sem o revestimento.
- Acima da cauda e da ponte do violino, perto da caixa de pinos, é onde o violino sofre mais desgaste. Se uma corda de violino vai quebrar, é mais do que provável que vai quebrar aqui, e sua corda de violino precisará ser substituída.
- A maioria de suas cordas deve ter os mesmos sinais de desgaste, mas às vezes uma corda se rompe. Se uma corda quebrar em seu violino, essa é a única corda que precisa ser substituída e continue tocando normalmente.
Se o seu violino estiver mostrando sinais do que está listado acima, você pode precisar alterar o resto também. Provavelmente, se você toca violino regularmente, sabe quando o seu violino não está produzindo a qualidade sonora necessária, esta é uma grande indicação de que as cordas do violino precisam ser substituídas.