Como esterilizar algo?

Se você sentir necessidade de esterilizar algo dentro de sua casa
Se você sentir necessidade de esterilizar algo dentro de sua casa, siga estas etapas diferentes.

Esterilização refere-se a qualquer procedimento que elimina ou mata todas as formas de agentes transmissíveis, como fungos, vírus, bactérias e esporos. Muitas mães conhecem alguns dos processos de esterilização devido à necessidade de limpar mamadeiras ou brinquedos de seus bebês. Alguns donos de animais também higienizam periodicamente brinquedos para roer ou pratos de comida de seus cães ou gatos de estimação. Embora muitos hospitais, clínicas odontológicas e estúdios de tatuagem sejam obrigados a aderir a métodos estritos de higienização de seus equipamentos e ferramentas, as famílias não estão sujeitas às mesmas regras. Se você sentir necessidade de esterilizar algo dentro de sua casa, siga estas etapas diferentes.

  • Cozinhe sob pressão o item que deseja esterilizar. A aplicação de calor é provavelmente o método mais simples e comum de esterilização. Porém, ao contrário do que muitos pensam, simplesmente cozinhar ou ferver algo não esteriliza. Tudo o que esses métodos fazem é reduzir a quantidade de fungos e bactérias naquele objeto. Se você deseja esterilizar usando calor, você precisa cozinhá-lo sob pressão. Se você olhar para um esterilizador de mamadeira, você notará que as mamadeiras não estão submersas em água. A pequena quantidade de água no fundo é transformada em vapor, aumentando efetivamente a pressão dentro da câmara de esterilização. Este é o mesmo processo que ocorre dentro de uma autoclave, o equipamento de esterilização a vapor usado por médicos, dentistas e tatuadores para esterilizar seus equipamentos. Se você não tem uma autoclave em casa, mas deseja limpar alguns pequenos objetos cuidadosamente, coloque-a em uma panela de pressão e coloque água suficiente por baixo para criar vapor.
  • Esterilize objetos de metal em fogo alto. Outra maneira segura de retirar a sujeira e os agentes patogênicos de um objeto é queimá-los. Para este procedimento, você precisará de uma fonte de chama, como um queimador, e de uma tenaz resistente. Defina sua estação de esterilização em um espaço de trabalho seguro com ventilação adequada. Certifique-se de manter sua fonte de chama longe de qualquer coisa que possa pegar fogo facilmente. Para pequenos objetos de metal e vidros específicos, segure o objeto com a pinça e segure-o sobre o fogo por alguns minutos. Se você deseja esterilizar um objeto de metal, espere até que fique vermelho. Se você precisar esterilizar um objeto bastante grande, talvez precise alugar um incinerador. Você também pode aplicar calor seco colocando o objeto dentro do forno e definindo a temperatura para 190 graus C. Mantenha o objeto dentro do forno por pelo menos dez minutos. Certifique-se de verificar se o objeto que você está esterilizando é adequado para forno, caso contrário, você acabará com uma bolha esterilizada. É importante observar aqui que as máquinas de lavar louça não são projetadas para esterilizar. Na verdade, as condições dentro da máquina de lavar louça podem até promover o crescimento de bactérias. É por isso que a maioria dos especialistas sugere que, assim que as placas passarem por um ciclo, retire-as e use um pano limpo para limpar a umidade.
    Se você precisar esterilizar um objeto razoavelmente grande
    Se você precisar esterilizar um objeto razoavelmente grande, poderá precisar alugar um incinerador.
  • Limpe as superfícies com produtos químicos que você provavelmente encontrará dentro de casa. As três substâncias mais comuns usadas na esterilização de objetos em casa são álcool, peróxido de hidrogênio e água sanitária. Eles costumam ser usados para esterilizar objetos que não são resistentes ao calor, como plásticos. Dos três, o álcool é o menos eficaz na esterilização de objetos. Ele só pode matar até 70% das bactérias presentes. No entanto, é um artigo doméstico muito comum e é melhor do que apenas usar água e sabão. Se você quiser limpar o chão e outras superfícies, simplesmente despeje uma grande quantidade de álcool em um pano e limpe bem as superfícies. Porém, tenha cuidado, pois o álcool é altamente tóxico. A próxima melhor coisa quando se trata de agentes de limpeza dentro a casa é água oxigenada. Às vezes é usado para desinfetar feridas, mas também é uma ótima substância para se livrar de bactérias. Os que você consegue comprar no balcão de uma drogaria têm concentração muito baixa. Isso é o suficiente para manter seus utensílios domésticos limpos e livres de vírus. Por último, você pode esterilizar qualquer coisa mergulhando-a em uma mistura de água e água sanitária. No entanto, tenha cuidado ao usar isso porque algumas altas concentrações dessa substância podem corroer o aço.

Outros métodos de esterilização estão disponíveis. A irradiação também é um bom método para eliminar vírus e bactérias. Se o objeto que você deseja esterilizar for adequado para micro-ondas, simplesmente coloque-o no micro-ondas por alguns minutos na configuração mais alta para sair limpo e livre de patógenos.

Artigos relacionados
  1. Como impedir que um tapete de área escorregue no tapete?
  2. Como usar o Potpourri fervente?
  3. Como remover o mofo da argamassa da telha?
  4. Como usar água sanitária para limpar uma garrafa térmica de café?
  5. Como remover a calafetagem moldada de mofo da sua banheira?
  6. Como usar sacos de roupa suja?
FacebookTwitterInstagramPinterestLinkedInGoogle+YoutubeRedditDribbbleBehanceGithubCodePenWhatsappEmail