Treinar um filhote para sentar, ficar, ficar de pé ou deitar é fácil e direto. Uma simples palavra de comando, um pouco de tempo e algumas guloseimas saborosas e seu cachorro aprenderá o truque. Quando se trata de treinamento potty, no entanto, muito mais está envolvido. Isso envolve muito mais esforço, tempo e paciência. Lembre-se de que, basicamente, você está treinando um cão para controlar a bexiga e os intestinos, apenas para poder desfrutar de uma casa limpa. Se você pensar bem, esse é um truque muito mais complicado do que sentar ou ficar sentado. Bem, a verdade é que o treinamento potty do seu cão de estimação pode exigir muito mais de você, mas é fácil, no entanto. Veja como.
Comece a treinar um cachorro. Treinar um cão de estimação de tamanho normal pode ser muito difícil, pois os cães mais velhos tendem a ser mais teimosos e obstinados. O treinamento potty é muito mais fácil quando o cão ainda é um filhote. Tecnicamente, o treinamento formal para usar o penico é aplicável a um filhote de pelo menos 5 meses.
Evite acidentes. Obviamente, como o cachorro ainda é um filhote, você vai querer que ele more perto de você. Portanto, você provavelmente irá instalá-lo dentro de casa. O único problema é que, se seu filhote vagueia livremente, seus tapetes, sofás ou qualquer outra coisa que você preza podem ter xixi ou cocô por toda parte. Para evitar isso, os treinadores de cães recomendam confinar ou cercar o filhote. Isso basicamente significa que você precisará limitar seus movimentos e deixá-lo ficar em uma área onde a limpeza de acidentes seja fácil. Uma boa caixa ou uma pequena área isolada servirá. Coloque lençóis de jornal ou toalhas velhas para proteger o piso de resíduos corporais.
Apresente a área para o penico. Normalmente, os filhotes tendem a liberar seus resíduos vários minutos depois de beber ou comer. Seria uma boa ideia levar seu filhote à área ideal para fazer o penico cerca de 5 a 10 minutos depois de comer. Brinque com ele enquanto espera que ele se solte. Quando ele fizer isso, elogie-o dizendo "bom menino" e dê tapinhas ou arranhões nele. Traga-o de volta para dentro e repita o processo todas as vezes.
Siga um cronograma.Os treinadores de cães afirmam que este é o método mais eficaz para treinar um cão de estimação em casa. Assim que ele completar 6 meses de idade, comece a servir suas refeições e água em horários fixos. Dois horários de alimentação por dia devem ser suficientes, um pela manhã e outro à noite. Siga este esquema de alimentação e inclua uma caminhada de 10 a 15 minutos após as refeições. Passeie com o cachorrinho na coleira. Traga-o para o lugar ideal para o penico e espere ele lançar suas bombas. Não volte até que ele seja capaz de se soltar. Repita o mesmo procedimento e mantenha o mesmo horário diariamente. Depois de algumas semanas, o cão se acostumará com a programação e aprenderá a segurar a bexiga ou o intestino até a hora marcada.
Se o filhote, durante o processo de treinamento, ainda fizer xixi ou cocô nas horas erradas, nunca o repreenda ou bata nele. Isso só fará com que o filhote tenha medo de você. O reforço negativo pode funcionar, mas geralmente não é uma boa ideia ao treinar um cão.