Embora não seja considerado obrigatório, geralmente se espera uma gorjeta. É uma forma de expressar a sua gratidão às pessoas que prestaram serviços profissionais. Existem, no entanto, alguns problemas sobre a gorjeta, como quanto deveria ser a gorjeta? E quando é necessário dar gorjeta? Dar gorjeta a um concierge, por exemplo, é um jogo de perguntas. Um concierge deve receber gorjeta para cada serviço? Ou um concierge pode receber gorjeta? Portanto, para ajudá-lo a responder às suas perguntas, aqui estão algumas sugestões sobre como dar gorjeta a um concierge.
Descubra se o seu hotel permite que o concierge receba gorjeta. Em primeiro lugar, é preciso saber se o concierge do seu hotel tem permissão para receber dicas dos hóspedes. Você não quer constranger o concierge, ou a si mesmo, dando dicas que no final seriam rejeitadas.
Dica em conformidade. A gorjeta para o porteiro geralmente depende da natureza e da dificuldade do serviço. Por exemplo, se o concierge reservar uma vaga no restaurante para você, providenciar sua reserva de passagem ou realizar qualquer tarefa básica e simples, você pode dar a ele algo entre 3,70€ e 15€. Mas quando ele reserva uma vaga para você, multa e um restaurante não tão fácil de conseguir, consegue um ingresso no último minuto antes de um show ou faz qualquer coisa menos do que impossível, uma gorjeta maior é necessária. Lembre-se, porém, de que alguns serviços não exigem gorjeta. Isso pode incluir responder a uma pergunta e dar uma sugestão de restaurante.
Decida quando dar a dica. Alguns optam por dar uma gorjeta ao concierge ao chegarem ao hotel. É uma espécie de suborno que lhes garante um bom serviço e, muitas vezes, um tratamento VIP. Mas é mais aceitável dar uma gorjeta imediatamente após a prestação do serviço ou dar a soma acumulada da gorjeta no último dia da sua estadia. Mesmo assim, quando dar a dica geralmente depende de você. Portanto, escolha um horário que considere apropriado e conveniente de sua parte para dar uma gorjeta e certifique-se de dar a gorjeta com um sorriso no rosto e um caloroso e sincero "obrigado".
Calmamente, entregue a ponta. A gorjeta deve ser discreta. Basta colocar sutilmente a ponta na mão do concierge ou estender a mão para ele. Se você optar por dar uma gorjeta no último dia de sua estadia, coloque o valor acumulado da gorjeta em um envelope. Dê diretamente a ele, ou deixe na recepção se você não puder vê-lo antes de sair. Para tornar sua expressão de gratidão mais significativa, escreva uma pequena nota para ele.
Perceba que a dica não é só dinheiro. Embora distribuir uma certa quantia em dólares seja a prática usual na gorjeta, você pode escolher ser diferente. Então, em vez de dinheiro, por que não dar a ele uma garrafa de vinho de sua escolha, um pequeno gadget ou abotoaduras. Como você se esforçou e expressou sua gratidão por um serviço excepcional, seu presente será mais apreciado.
Se você está segurando seu dinheiro e não consegue encontrar no coração o desejo de dar gorjetas, lembre-se de que é sempre uma boa prática compartilhar sua riqueza. Tente ser mais generoso. Afinal, você não dá gorjeta à toa. Você dá uma gorjeta porque recebeu um serviço generoso.