Coisas que você precisa saber para comprar o certo para você
Muitas pessoas estão considerando as scooters como seu principal meio de transporte. Com tantos modelos e marcas diferentes, como saber qual deles se adapta melhor às suas necessidades?
Passo 1
Por causa da incerteza do preço do combustível e da situação econômica atual, muitas pessoas estão mudando para scooters para ir ao trabalho, fazer recados e outras necessidades de transporte; este artigo cobrirá apenas as scooters de 50 cc por serem as mais populares, devido ao fato de que na maioria dos estados não há necessidade de endosso de licença, registro ou seguro. Portanto, se você está pensando em comprar uma dessas máquinas, aqui estão algumas respostas para as perguntas mais populares.
Passo 2
Como funcionam as scooters?
A maioria das scooters tem um motor monocilíndrico a quatro tempos de 50 cc com CVT (transmissão continuamente variável), o que significa que não há necessidade de mudar de marcha, as variações de velocidade são conseguidas através de uma correia de transmissão que gira entre duas polias. As scooters chinesas têm um motor 139QMA ou 139QMB 50cc baseado no design GY6 Honda. A maioria dos fabricantes oferece apenas máquinas de quatro tempos devido a questões de emissão; um motor de dois tempos é mais eficiente porque todos os outros tempos são motores, mas também é "mais sujo" porque, na verdade, queima o óleo da câmara de combustão. Em estados onde as scooters de 50 cc estão isentas, não faz diferença se elas são de dois ou quatro tempos.
Etapa 3
Quais marcas devo considerar?
A Honda oferece a Metropolitan e a Metropolitan II, ambas scooters de 50 cc a quatro tempos, a última "restrita" de fábrica e consideravelmente mais lenta; também, a Rucks, uma scooter "nua" com basicamente o mesmo sistema de transmissão dos metrôs.
A Yamaha tem o Vino Classic e o C3, ambos 50cc a quatro tempos, e o Zuma, um dois tempos no mesmo estilo pelado da Ruckus.
A Vespa tem o LX50 e o S50, ambos quatro tempos.
As scooters chinesas vêm em muitas marcas e nomes de modelos diferentes, mas quase todos com o mesmo motor 139QMA ou 139QMB; também, a maioria dos nomes de modelo tem 50QT no meio de seu nome, por exemplo, JL50QT-4 de Jinlun; as duas primeiras letras indicam o fabricante, o dígito após o traço indica o número do modelo.
Passo 4
Que tal peças?
Você pagará mais por uma Honda, Yamaha ou Vespa, mas essa diferença de preço valerá a pena quando se trata de precisar de peças ou de fazer a manutenção da sua scooter, pois as peças estão prontamente disponíveis e as lojas de motocicletas geralmente podem fazer reparos rapidamente.
Com scooters chinesas, encontrar peças pode ser um pouco difícil; embora a maioria seja baseada na mesma plataforma, as peças da transmissão e do carburador nem sempre são intercambiáveis ou estão disponíveis, e algumas lojas nem conseguem encontrar as peças para eles. É muito importante que compre a sua scooter chinesa de um concessionário estabelecido que poderá obter as peças para si do fabricante / importador, caso contrário, ficará preso a uma máquina inútil.
Etapa 5
Que tal confiabilidade?
Todas as scooters precisam de um serviço mais cedo ou mais tarde, a diferença é a facilidade de encontrar peças para elas.
Existem outras marcas além das mencionadas aqui; esta não é uma lista completa de fabricantes; você terá que fazer sua própria pesquisa sobre as marcas e modelos oferecidos, mas isso será um bom ponto de partida.
Hondas, Yamahas e Vespas são mais caros, mas se você puder comprar um; é sempre melhor possuir um produto apoiado por uma empresa forte.
Você pagará um pouco menos por um produto chinês, mas poderá ter problemas mais tarde.