Como desfrutar de passeios de um dia de Phnom Penh?
Amélia Garcia Neto
• 5 min de leitura
O interior do Camboja oferece não apenas vistas panorâmicas do Mekong, Bassac e Tonle Sap com seus pagodes, arrozais e pequenas aldeias, mas também oferece ruínas pré-angkorianas e angkorianas que permitem que você entenda melhor e aprecie a cultura dos Khmers. tempos da história. Portanto, saia de Phnom Penh, a capital. É fácil fazer viagens de um dia, agora que o sistema viário foi realmente melhorado. Seus hotéis providenciarão transporte para você. Se você for mais aventureiro, pegue o ônibus e experimente a experiência de viagem regular dos Khmers comuns. A maioria dos lugares é nas linhas de ônibus e assim que você chega lá, sempre tem motodups (um passeio na parte de trás do motorista da motocicleta) ou tuktuks (três rodas) que o levarão ao local desde os pontos de ônibus. Experimente algumas destas opções de viagem de um dia:
Passo 1
Alugue seu próprio barco ou pegue o transporte local para mekong (koh okhna tey) e ilha de tecelagem de seda (koh dach). Você também pode pegar a balsa regular que os habitantes locais usam. O motorista do tuktuk ou motodup o levará ao cais da balsa. Nesta ilha, você verá que quase todas as casas têm um ou dois teares e, muitas vezes, marido e mulher tecem quando está muito calor para trabalhar na fazenda. Você terá um bom vislumbre da vida em uma aldeia Khmer ao andar pelas casas.
Passo 2
Pegue a rota 5 ou pegue o ônibus que vai para Kampong Chnang e desça em Oudong. Fique atento ao grande cartaz da cidade de Oudong e pare o ônibus. A partir daqui, você pega um motodup para chegar às colinas da velha cidade abandonada. Até 1866, quando Phnom Penh foi eleita a capital, Oudong era a capital do Camboja. As três colinas neste local são coroadas com estupas, templos e outras estruturas e também oferecem uma vista magnífica das aldeias ao redor. Essas stupas contêm os restos mortais de vários reis cambojanos. Em 1979, foi também o local de alguma resistência prolongada do Khmer Vermelho.
Etapa 3
Pegue o ônibus para takeo e desça no marcador de estrada de 52 km. Você não vai perder, pois há um grande letreiro, "Phnom Chisor". Faça um motodup até o local e comece a subir os 503 degraus até o topo. Você será recompensado com uma bela vista sobre a paisagem circundante e Angkorian 10 ª a 11 ª ruínas do século que são bem a pena a subida. Este templo é dedicado a Shiva e Vishnu, conforme visto nas esculturas que ainda são visíveis.
Passo 4
De phnom chisor, prossiga para phnom da / angkor borei. É uma viagem difícil de duas horas. Você também pode ir para Takeo e pegar o barco. Na estação das chuvas, esta é sua única opção. Angkor Borei é uma área que se diz ter sido continuamente habitada por pelo menos 2500 anos, como visto em alguns dos artefatos neolíticos retirados de escavações arqueológicas na área. Eles são exibidos em um pequeno museu que também fornece informações sobre algumas das escavações. Cerca de 25 km é a colina, Phnom Da, com a sua 11 ª templo Angkorian século dedicado a Shiva. Mais abaixo na colina é a ruína do templo pré-Angkorian Chenla, Ashram Maha Rosei, construída no final do 7 º -início 8 th século.
Etapa 5
Pegue o ônibus para takeo, mas desta vez, saia da estrada de 51 km. Em uma pequena colina ao lado da estrada são dois prasats tijolo Angkorian (torres), Prasat Neang Khmau, dedicado a Shiva e disse ter sido construído na 10 ª século. Ao lado das torres está um pagode ativo e uma estátua da era moderna, a Black Lady (Neang Khmau) deu o nome a este complexo.
Faça um piquenique no fim de semana em ta khmau / prasat tamao. Este é o playground de fim de semana de Phnom Penh. Muitos de Phnom Penh vão aqui para fazer um piquenique e desfrutar do zoológico, que exibe leões, tigres, ursos, pássaros e outros animais. Muito perto está Prasat Tamao, sentado no topo de Phnom Tamao, um templo construído no 11 º século por Suryavarman I.
Etapa 7
Pegue o ônibus para takeo e desça na tonle bati. Você pode pegar o ônibus na estação rodoviária de Phnom Penh Sorya, que sai a cada hora. Saia quando você atingir o 35 marcador de estrada km em Tonle Bati e tomar o motodup à base de dois templos Angkorian, Ta Phrom e Yeay Peau, construído no final dos anos 12 º século, o mesmo período que Bayon e Angkor Thom em Siem Reap. Ta Phrom, a mais impressionante das duas, exibe algumas esculturas bem preservadas, enquanto Yeay Peau é uma única torre de arenito ao lado de um pagode ativo.
Algumas dessas viagens de um dia, especialmente de ônibus, podem ser um pouco desconfortáveis, mas certamente oferecem experiências mais ricas do que apenas passear por Phnom Penh. Estar com as pessoas locais durante suas viagens locais certamente adiciona mais tempero à sua experiência.