Macaco - um dispositivo mecânico usado para levantar e suportar cargas pesadas ou peso. Seu mecanismo usa um cilindro hidráulico ou rosca de parafuso para altas forças lineares. As formas de macaco incluem macaco mecânico, macaco hidráulico, macaco doméstico, macaco automotivo ou macaco de garagem, macaco de cabo, macaco de fumaça, macaco de alumínio e assim por diante. A forma mais comum de macaco, entretanto, é o macaco usado para carros ou veículos. O macaco do carro é colocado embaixo do veículo quando um mecânico ou motorista está fazendo reparos, manutenção e troca de pneus ou outras peças do carro. O tipo mais simples de carro ou macaco automotivo que ainda é muito usado é o macaco ou macaco de parafuso, que é operado girando um parafuso de avanço. Ele emprega uma rosca Acme que pode suportar grandes cargas e não se desgasta facilmente com a frequência de uso. É ideal para empurrar, puxar, levantar, abaixar e posicionar objetos de alguns quilos a toneladas. Ele tem uma capacidade de travamento automático que o torna seguro para uso em comparação com macacos hidráulicos, que exigem pressão incessante para manter uma posição travada.
A haste do parafuso passa
O mecanismo de um macaco de parafuso comum é composto por um parafuso em combinação com uma alavanca. Possui uma haste roscada com uma cabeça, que é chamada de cabeça de parafuso. A haste do parafuso passa por um bloco roscado e uma alça. O parafuso tem utilidade industrial na elevação de peso e possui um plano inclinado que se move em espiral ao redor de um cilindro. A força com a qual o parafuso gira e monta depende da taxa de subida. Macacos de parafuso operados com uma engrenagem sem-fim, que se eleva pela rotação do eixo sem-fim. A engrenagem helicoidal é rosqueada para permitir a subida da cabeça do parafuso. Quando a engrenagem helicoidal gira, o atrito força a rosca do parafuso a girar o parafuso também. Outros macacos do tipo parafuso usados em carros são macacos tipo tesoura e macacos para pára-choques. Ao contrário do macaco tipo parafuso,
Embora os macacos de rosca sejam projetados propositalmente para elevar e abaixar cargas, eles não são ideais para cargas laterais, embora alguns possam suportar cargas laterais, dependendo do diâmetro e do tamanho do parafuso de levantamento. As cargas de choque também devem ser evitadas ou minimizadas. Alguns macacos de parafuso são construídos com anti-folga. O dispositivo anti-folga modera a folga axial no conjunto do parafuso de levantamento e porca a um mínimo regulamentado.
Uma grande quantidade de calor é gerada no macaco de parafuso e levantamentos longos podem causar superaquecimento sério. Para manter a eficiência do macaco de rosca, ele deve ser usado em temperatura ambiente, caso contrário, lubrificantes devem ser aplicados. Existem óleos lubrificantes destinados a aprimorar as capacidades do equipamento. Além da manutenção adequada, para otimizar a capacidade e a utilidade de um macaco de rosca, é imperativo empregá-lo de acordo com seu projeto e as instruções do fabricante. Certifique-se de seguir a velocidade, capacidade de carga, recomendação de temperatura e outros fatores relevantes para a aplicação.