Para começar, o que exatamente é uma franquia? Franquia é um acordo em que uma parte, nomeadamente o franqueado, adquire o direito de venda e / ou comercialização de um produto ou serviço ao vendedor, nomeadamente ao franqueador. Esse direito de vender é a franquia.
Boas franquias geralmente gostam
Comprar uma franquia é um empreendimento atraente, porque as franquias de sucesso provaram seu valor por um longo período de tempo. Eles também combinam muitos dos benefícios da propriedade de uma empresa devido à experiência do franqueador. Além disso, boas franquias geralmente desfrutam de uma taxa de sucesso mais alta em relação a outros tipos de negócios.
Vantagens de adquirir uma franquia:
- Risco mínimo. Uma franquia respeitável provou ser válida como método de negócios.
- Reconhecimento de nome. Um "nome familiar" pode atrair clientes para o negócio, ao mesmo tempo que oferece uma vantagem competitiva para a franquia.
- Treinamento. Um franqueador tem recursos para disponibilizar um programa de treinamento regulamentado para um franqueado, mesmo sem nenhuma experiência.
- Apoiar. Um franqueador oferece suporte gerencial e ferramentas de resolução de problemas.
- Economias de escala. Economias substanciais podem ser obtidas quando o estoque é comprado a granel pelo franqueador.
- Propaganda. Pela utilização de programas de propaganda cooperativa, a exposição nacional pode ser adquirida a preços competitivos.
- Financiamento. Em muitos casos, o franqueador fornecerá assistência na obtenção de financiamento comercial. Os credores tendem a favorecer as franquias para financiamento, considerando esses empreendimentos menos arriscados do que novos negócios em fase de arranque.
Desvantagens:
- Tarifas. As taxas de franquia são devidas no início do contrato de franquia e o valor pode ir de vários milhares a várias centenas de milhares de dólares.
- Royalties. Muitos contratos de franquia incluem uma taxa mensal baseada em uma porcentagem da receita mensal da empresa, mesmo que a empresa não esteja tendo lucratividade.
- Perda de controle. A franquia obedece aos padrões estabelecidos no contrato, deixando ao franqueado controle limitado sobre o negócio.
- Compras obrigatórias. Certos materiais podem ter que ser adquiridos para manter a uniformidade no produto ou serviço.
- Cláusula de rescisão. Um franqueador pode estipular que detém o direito de rescindir o contrato de franquia.
Lembre-se: bom senso e bom senso são as melhores diretrizes aqui. Se você se sentir pronto para comprar uma franquia, certifique-se de ter se informado tanto quanto possível sobre a operação. Pesquise o negócio e descubra a sua reputação. Muitos franqueadores falam um bom jogo, mas podem ser inescrupulosos. Mais importante ainda, obtenha orientação especializada de um advogado ou contador.