Todo mundo gosta de café. Estudantes, empresários... quase todo mundo adora sentar em uma cafeteria para conversar e discutir coisas enquanto toma uma xícara de café fumegante. É por isso que as cafeterias são um dos empreendimentos comerciais mais lucrativos da atualidade. Então, como você abre sua própria cafeteria? Bem, você pode começar muito bem aprendendo o que é necessário para administrar sua empresa sem problemas.
Aqui estão as etapas fáceis de seguir para abrir sua própria cafeteria.
Elabore seu plano de negócios. Um relato por escrito de todos os detalhes relativos ao seu empreendimento deve ser cuidadosamente planejado. Assim, você terá um mapa que acompanhará seu crescimento e desenvolvimento. Você saberá o que deve ser feito passo a passo. Você não perderá nada e pode ter certeza de que tudo o que fizer ocorrerá sem problemas. Aqui você também pode reunir medidas de contingência caso algo dê errado. Este é um guia que o colocará na direção certa. Se não sabe fazer, existem profissionais que pode consultar. Faça um pouco de pesquisa. A Internet está repleta de modelos de planos de negócios que você pode adaptar. Basta colocar seus objetivos pessoais nele para que as coisas sejam do seu jeito.
Pense no nome que você deseja dar ao seu café. Isso é importante em todas as estratégias de marca que você usará. Isso deve estar associado ao tema que você deseja configurar. É assim que você deseja que seus clientes o reconheçam. Existem muitos nomes interessantes ou genéricos que você pode escolher. O que é importante ao escolher seu nome é como ele reflete o caráter e a personalidade que você deseja que sua cafeteria tenha. Além disso, verifique com seu departamento de comércio ou câmara de comércio se o nome já foi usado por outras empresas.
Registre sua empresa na câmara de comércio local. Isso é pertinente a qualquer entidade empresarial. O custo pode variar dependendo de onde você está. Isso também inclui seu registro fiscal no escritório de receita local. Pode levar algumas semanas para preparar toda a papelada para este estágio. Você pode buscar a ajuda de firmas de consultoria locais para não se perder ao longo do caminho. Pode vir com um custo mínimo, mas vale a pena.
Onde você planeja abrir sua cafeteria? A localização é de extrema importância. Você deseja colocá-lo em algum lugar onde possa obter um grande grupo de clientes em potencial. Procure lugares próximos a distritos comerciais, como shoppings ou qualquer lugar que as pessoas notem você. Imagine colocar sua cafeteria em uma área obscura. Você acha que as pessoas virão te visitar? Claro que não. Evite locais onde possa haver muita competição. Como um novo negócio, você ainda precisa estabelecer seu nome e, com cafeterias concorrentes ao lado, pode ser bastante inútil.
Planeje seu menu gourmet. Fique com o básico de chá e café, mas use seu estilo pessoal. Você pode tornar seus produtos exclusivos para criar campanha publicitária; algo que vai chamar a atenção e fazer seus clientes voltarem.
Faça uma lista de verificação detalhada de todos os suprimentos que você precisa comprar. De grãos, café expresso, equipamento de torrefação, xícaras e utensílios, a móveis que sua cafeteria vai exigir. Claro, torne-o coerente para que exale seu tema. Não escolha tudo aleatoriamente.
Estabeleça sua mão de obra. Contrate funcionários e treine-os nas facetas básicas do negócio.
Crie publicidade e promoções e planeje sua inauguração. Depois de todos esses preparativos, você está pronto para iniciar as operações.
Mantenha a sua empresa na vanguarda do seu setor, fazendo cursos online em gestão empresarial, finanças e marketing.