A direção do feixe se refere à mudança da direção do lóbulo da onda que contém a potência máxima de um projeto de radiação. Este é o lóbulo que exibe a maior intensidade de campo, o que basicamente significa aquele com o melhor alcance e o mais forte dos sinais. Pegue as ondas de rádio, por exemplo.
O rádio é um sistema de sinais transmitidos por meio da modulação de ondas eletromagnéticas que possuem padrões de ondas abaixo das ondas de luz perceptíveis e detectáveis. A radiação eletromagnética viaja por meio de campos eletromagnéticos flutuantes que são transmitidos pelo ar. Por meio desse sistema, as informações são transportadas por diferentes áreas, alterando sistematicamente as propriedades das ondas de rádio. Exemplos dessas propriedades são fases, frequências e amplitudes. Quando as ondas de rádio passam por um condutor elétrico, os campos alternados criam uma corrente irregular no condutor. Isso pode ser alterado e formado em ondas sonoras ou outros tipos de ondas de sinal que transmitem dados brutos de forma eficiente e eficaz.
Especialistas técnicos ajustam
Essas ondas, geradas por sistemas de radiação de antena, carregam os sinais precisos que serão convertidos por transistores de rádio em bytes de som e outros tipos de informações de áudio. Resumindo, são as ondas de rádio que permitem ouvir música, notícias e anúncios no seu componente de rádio. Para atingir mais públicos em lugares distantes, especialistas técnicos ajustam os mecanismos de direção do feixe em seus transmissores.
Para que o direcionamento do feixe ocorra no caso de transmissores de ondas de rádio, é necessário trocar os elementos da antena. Outra maneira de fazer isso é alterar as fases relativas dos sinais de radiofrequência do elemento de acionamento. É importante notar, no entanto, que existem algumas radiações eletromagnéticas que têm taxas de frequências mais altas do que a frequência de rádio. Exemplos dessas ondas de alta frequência são microondas, raios gama, ultravioleta, infravermelho e raios-X. Muitos deles são usados no dia a dia de pessoas como você.
A direção do feixe também pode ser aplicada em termos de sistemas ópticos. Isso é feito significativamente modificando o índice de refração do meio específico, através do qual o feixe óptico é transmitido. Um componente simples como um prisma normal é uma das principais ferramentas para experimentos de laboratório óptico de direcionamento de feixe.
A direção do feixe também pode ser aplicada em termos de sistemas de ultrassom. Para ser capaz de orientar esses tipos de ondas sonoras, um tipo especial de dispositivo é usado para acessar as matrizes lineares de ultrassom. Uma vez aproveitados, pequenos ajustes podem alterar todo o fluxo do ultrassom, permitindo o processo que chamamos de direcionamento do feixe.
O Teorema da Reciprocidade está relacionado ao direcionamento do feixe, e outras leituras sobre essa teoria são recomendadas para aquelas pessoas que desejam se aprofundar no tópico. Mergulhar em vários artigos sobre antenas, matrizes de fase e outros índices matemáticos relacionados à radiação e diferentes frequências de onda também pode ajudá-lo a compreender os fundamentos e princípios básicos do direcionamento do feixe.