O plástico é uma substância muito versátil quando se trata de materiais de embalagem. Esperamos que ele forneça uma boa proteção de superfície ao enviar itens - afinal, o plástico protege quase tudo que compramos em uma loja atualmente. Mas os materiais de embalagem de plástico também fornecerão excelente amortecimento e potencial de preenchimento de espaços vazios. Familiarizar-se com as propriedades de alguns materiais de embalagem de plástico comuns o ajudará a enviar pacotes com proteção de superfície, acolchoamento e preenchimento em quantidades adequadas para garantir que seu item esteja protegido contra danos.
Todos nós sabemos sobre o amendoim de isopor, mas às vezes esquecemos que é uma forma de material de embalagem de plástico, assim como os outros materiais de embalagem de espuma (mais sobre isso no final do artigo). Use-o para uma proteção adequada de preenchimento de espaços vazios. Lembre-se de embalar os amendoins firmemente ao redor do item (o que significa abaixo do item também!) E encher a caixa com eles - no final das contas, por cima da borda. Dessa forma, como o peso e o movimento da embalagem fazem com que os amendoins assentem, eles ainda garantirão um encaixe justo que minimiza movimentos perigosos e deslocamentos dentro da embalagem.
As folhas de plástico bolha, comumente conhecidas como "plástico bolha", oferecem proteção de superfície definitiva e também algum amortecimento. Essas folhas não oferecem uma proteção muito boa para itens pesados, já que as bolhas podem estourar, mas para itens mais leves esse material de embalagem de plástico serve. Porém, não seja mesquinho enrolando-o em seu item; a separação das bolhas na folha significa que as áreas da embalagem nem sempre serão protegidas por apenas uma camada de plástico-bolha.
Outro material de embalagem de plástico comum é o airbag de plástico. Se você encomendou algo da Amazon, é provável que já os tenha visto preenchendo o espaço de uma caixa. Eles podem servir como preenchimento de vazios e amortecimento; eles ocupam espaço para minimizar o movimento de seus itens e o ar dentro deles oferece alguma proteção contra choques e impactos. Quando se trata de seus pacotes, certifique-se de que seu item não seja muito pesado se você está contando com esses airbags para qualquer poder de amortecimento. As bordas afiadas e pontiagudas de um item também podem perfurar a bolsa. Este tipo de material de embalagem de plástico fornecerá amortecimento suficiente para livros e CDs vindos da Amazon, por exemplo, mas provavelmente não funcionará para o seu pé de galinha de bronze sólido (não olhe para mim - é a sua herança de família). Lembre-se também de que as mudanças na temperatura e na pressão podem afetar a qualidade do amortecimento desses materiais de embalagem de plástico em particular.
Há toda uma subdivisão de material de embalagem de plástico - espuma - para a qual um artigo separado foi escrito. Quando se trata do pé de galinha, você pode não querer depender exclusivamente de plástico-bolha ou air bag; a espuma pode fornecer uma camada mais séria de proteção de acolchoamento, usada em conjunto com o material de embalagem de preenchimento de espaços vazios, como bolsas de ar ou amendoim de isopor. Para saber mais sobre embalagens de isopor, espuma de polietileno e poliuretano, espuma no local e espuma projetada, leia "Como usar materiais de embalagem de espuma".
Lembre-se de usar proteção de superfície, amortecimento e preenchimento de espaços vazios para garantir a segurança de seu item. Os materiais de embalagem de plástico podem satisfazer cada uma dessas três necessidades.
Dicas rápidas:
Seja generoso com o uso de plástico-bolha em torno de um item.
Lembre-se de que bolhas de ar e bolsas podem estourar.