Se você estiver envolvido em um negócio de varejo ou atacado, um contrato de venda é uma das ferramentas mais importantes de que você dispõe para garantir seus lucros e se proteger da negligência por parte do cliente. Escrever um contrato de venda pode parecer difícil no início, mas mesmo sem um advogado, você pode criar o seu por meio dessas etapas.
Boas condições de trabalho
Identificando as funções. Comece identificando as funções que você e o cliente desempenharão na transação de vendas. As funções mais básicas são que você é o fornecedor, enquanto o cliente é o comprador. Inclua um resumo detalhado do risco e das funções que você e o cliente deverão assumir como entidades envolvidas no contrato de venda. Por exemplo, o cliente deve ser informado sobre os princípios básicos de pagamento e os planos de pagamento que o cliente deve seguir ao negociar com você. Você, por outro lado, deve certificar-se de que os produtos estão em boas condições de funcionamento ou que está disposto a fazer substituições ou reparos em produtos que quebraram dentro de um determinado prazo.
Liste os preços e taxas. Em seguida, você também deve fornecer um índice de preços que incluirá todas as taxas que o cliente terá de pagar. Isso deve incluir não apenas o preço base do produto que será vendido, mas também as taxas de serviços adicionais e atualizações do equipamento. Os computadores, por exemplo, geralmente são vendidos com uma variedade de outras taxas para atualizações de software e hardware, como RAM adicional, espaço em disco rígido ou potência do processador. Se houver taxas de garantia e serviço de suporte ao cliente, elas também devem ser incluídas. As taxas de entrega também devem ser incluídas.
Incluir opções de rastreamento
Planeje as opções de entrega. Em seguida, o contrato de venda também deve esclarecer as opções de entrega do produto que será vendido. Por exemplo, alguns produtos são muito grandes para serem transportados pelo comprador, caso em que a empresa varejista deve fornecer serviços de transporte e entrega. Móveis e eletrodomésticos de grande porte, como geladeiras, também devem vir com esse serviço. Se você é uma empresa que faz transações pela internet, também deve incluir opções de rastreamento que permitirão ao cliente monitorar onde estão as parcelas que comprou e quanto tempo mais terá de esperar.
Inclui garantias do produto. As garantias do produto também devem ser incluídas no contrato de venda. As garantias do produto devem ser detalhadas o suficiente para cobrir todas as circunstâncias e condições em que você terá que aceitar um produto como defeituoso ou com defeito, e também deve estipular todos os cursos de ação possíveis que você ou sua empresa tomarão uma vez que esses produtos defeituosos são recebidos.
Finalmente, adicione sua assinatura e a assinatura de uma testemunha no contrato. Você também pode ter um advogado para autenticar o contrato, especialmente se você estiver lidando com transações importantes que não podem ser tomadas levianamente. Por meio dessas etapas, é possível criar seu próprio contrato de vendas.