Como abordar lojas de varejo para vender seu produto?
Eduarda Alves de Paiva
• 3 min de leitura
Você acredita que tem um bom produto. Você já vendeu uma grande quantidade para seus amigos, colegas de trabalho, vizinhos, conhecidos casuais, amigos de amigos, etc. Eles o elogiam e perguntam por que seus itens não estão disponíveis em uma loja para que você possa ter mais clientes. Você começa a pensar que eles podem estar certos. Como você fará para colocar seu produto nas prateleiras dos pontos de venda? Você tem feito boas vendas por conta própria e está satisfeito com a receita que está obtendo atualmente.
Essas dicas podem ajudá-lo a colocar seu produto nas prateleiras das lojas de varejo.
1. Faça sua pesquisa. Você conhece o seu produto. Agora você deve fornecer respostas a estas perguntas:
Quem são seus consumidores-alvo?
Quais são suas faixas de renda?
Quais são suas faixas etárias?
Onde eles estão localizados?
Onde eles costumam fazer compras?
Por que eles compram?
Como eles compram?
Quando eles compram?
Isso o ajudará a restringir sua lista de varejistas-alvo a serem abordados.
Preço de venda
2. Pesquise sua área e descubra se produtos semelhantes aos seus estão sendo vendidos em qualquer lugar. Verifique o produto, o fabricante, o preço de venda e a concorrência.
3. Saiba quais produtos serão seus concorrentes diretos. Você tem que conhecer bem a sua competição. Você pode usar essas informações para fazer uma comparação com seu próprio produto e destacar as melhores qualidades dele.
4. Prepare amostras de seu produto. Inclua uma descrição do produto. Será melhor se você puder fazer um folheto do produto profissionalmente.
5. Conheça suas lojas de varejo-alvo. Ligue para seus escritórios centrais. Obtenha o nome e os detalhes de contato dos compradores e compradores assistentes. Use todas as ferramentas à sua disposição para fazer contato. Use seus formulários online, visite seus sites para obter informações valiosas, envie e-mails.
6. Assim que tiver todas as informações de que precisa, ligue e solicite uma reunião.
Proposição de vendas
7. Prepare sua proposta de venda. Torne-o o mais preciso e detalhado possível. Além do histórico do produto, a descrição do produto e seus benefícios incluem os seguintes dados:
O número de unidades que você espera vender em uma semana
8. Não prepare uma única apresentação para ser usada por todos os varejistas-alvo. Certifique-se de adequar seu discurso de vendas a um varejista específico. Isso mostra seu profissionalismo e conhecimento do negócio e do mercado.
9. Existem varejistas que podem tomar a decisão logo após a apresentação. No máximo, você tem que esperar pelo menos um mês antes de ouvir falar deles. Dependerá de quem são as pessoas envolvidas no processo de tomada de decisão.
Embora raro, outros varejistas podem testar seu produto no mercado por um período definido para avaliar a aceitação do consumidor.
Você deve estar totalmente preparado ao abordar os varejistas. Seus compradores são pessoas muito ocupadas. Sua preparação e atenção aos detalhes, seu produto e seus benefícios, seu conhecimento de mercado e horas que você gasta fazendo sua pesquisa são fatores que contribuirão muito para obter a tão procurada aprovação. Não tema a rejeição. Use isso para modificar seu produto e abordá-los novamente.