Ler análises de produtos ou serviços é uma das melhores maneiras de saber se vale a pena comprar um produto ou não. Com produtos como computadores, eletrônicos e até carros, as avaliações podem delinear os pontos positivos e negativos que os compradores em potencial devem observar. Com os serviços, as avaliações podem apontar se um estabelecimento tem um serviço aceitável ou não. Isso pode incluir restaurantes, hotéis e outros estabelecimentos voltados para serviços. As revisões de serviço também podem incluir serviços de cliente que uma empresa fornece a seus usuários finais.
Consumidor regular
Existem profissionais que escrevem resenhas para sites, jornais e revistas consagrados. Freqüentemente, são profissionais ou entusiastas em seus respectivos campos. Por exemplo, fotógrafos profissionais escreveriam resenhas de câmeras, lentes e acessórios. Os entusiastas de automóveis revisariam carros em revistas ou programas de televisão. A popularidade dos sites de resenhas de usuários possibilitou ao consumidor regular postar e publicar resenhas sobre experiências pessoais e observações com produtos e serviços. Dessa forma, as avaliações são mais diversificadas.
Se você pretende escrever uma resenha de um cliente sobre um produto que você usa, aqui estão algumas dicas que você pode querer manter em mente.
Onde postar. A primeira questão ao escrever uma crítica ao consumidor seria onde escrevê-la. Se você tem seu próprio blog, você pode postar uma avaliação nele. Isso seria especialmente útil se o tópico do seu blog fosse relacionado. Por exemplo, se você tem um blog de gadgets, seria bom para você escrever ali comentários sobre gadgets. Caso contrário, existem vários sites por aí que atendem às avaliações dos usuários. Isso inclui epinions.com e consumerreview.com. Algumas revistas online com críticas editoriais também podem receber contribuições de clientes, como reviews.cnet.com e Amazon. Identifique o produto. Com a enorme quantidade de marcas, modelos e variantes disponíveis, é sempre uma boa ideia identificar um produto por sua marca, número do modelo e variante. Algumas marcas podem ter nomes diferentes para seus produtos em mercados diferentes, portanto, também é uma boa ideia incluir onde foram adquiridos ou destinados. Por exemplo, um modelo de laptop nos Estados Unidos pode ter um nome diferente do modelo equivalente na Europa.
Identifique as especificações. Lembre-se de que os números e nomes do modelo podem ser enigmáticos. Para tornar mais fácil para os leitores identificarem o item que você está analisando, certifique-se de descrever as especificações exatas do produto que você está analisando.
Mostre os prós e os contras. Afinal, revisar significa destacar os pontos positivos e negativos. Certifique-se de separar raves e rants. No final de sua revisão, resuma seus pontos-chave e separe-os de acordo com os bons e os ruins. Inclui uma foto. A internet está cheia de fotos de produtos destinadas a comunicados à imprensa. Isso significa que provavelmente foram tiradas profissionalmente e que os produtos foram filmados em seus melhores ângulos. Compartilhar uma foto do produto por conta própria, de diferentes ângulos, pode ajudar outros compradores em potencial a decidirem se compram ou não.
Dê um veredicto.Vale a pena comprar o produto ou não? Dê a sua impressão aqui. Você pode querer qualificar sua resposta, para que possa especificar se o produto é bom para determinados mercados, mas não necessariamente para outros.
Escrever uma avaliação do cliente é um grande serviço para você, para outros consumidores e até para as empresas que fabricam os produtos. Por um lado, você tem a chance de compartilhar seus pensamentos e opiniões sobre um determinado produto. Você também obtém percepções e conhecimentos que podem ser úteis ao comprar outros produtos. Para outros consumidores, eles podem obter pontos de vista e opiniões antes mesmo de comprar produtos. As empresas podem usar as revisões como base para melhorar os lançamentos subsequentes de seus produtos.