A curva de demanda é fácil de entender do ponto de vista do consumidor. Você não precisa ser economista para saber como funciona. Você pode ver e experimentar a lei da demanda em sua vida diária.
Lâmpadas economizadoras de energia
Todo mundo é consumidor. Cada pessoa tem necessidades e desejos - seja um produto (batatas, sapatos de borracha, lâmpadas de baixo consumo de energia, etc.) ou um serviço (higiene de cachorrinhos, conserto de sapatos, clareamento dos dentes, etc.). No entanto, a demanda do consumidor geralmente é limitada por sua renda. Em outras palavras, você só pode comprar o que pode pagar com base em sua renda. Você, como consumidor, deve decidir quais produtos e serviços pode comprar de acordo com seu orçamento (receita).
A curva de demanda é uma representação gráfica dessa relação entre o preço de uma mercadoria e a quantidade do item que os consumidores estão dispostos a comprar. Esta é uma relação indireta ou inversa que os economistas chamam de: Lei da Demanda. Por que é inverso? Porque quanto maior o preço do produto, a demanda pelo produto diminui. Quando todas as outras coisas são iguais, a demanda de quantidade cai à medida que o preço sobe.
Dias de super venda
Os compradores estão muito familiarizados com a lei da demanda. Em dias normais, os clientes geralmente renunciam a ir à loja de sapatos para comprar sapatos a preços normais. No entanto, em dias de super venda, como a Black Friday (que acontece depois do Dia de Ação de Graças), os compradores vão aos shoppings para comprar produtos a preços reduzidos. Os consumidores estão mais do que dispostos a comprar um item com um preço mais baixo.
Quando você fala sobre a curva de demanda, você pode encontrar os seguintes termos:
Lei da Oferta - À medida que o preço sobe, a quantidade de uma determinada mercadoria também sobe. Se o preço dessa mercadoria cair, a quantidade ofertada também cairá. Existe uma relação direta entre preço e quantidade, em oposição à relação inversa segundo a lei da demanda.
Elasticidade-renda - É a variação da demanda por determinado produto ou serviço dada a variação da renda per capita. O preço da mercadoria, neste caso, permanece inalterado. Apenas a mudança na demanda é medida em relação ao aumento ou diminuição da renda. Se, por exemplo, a renda aumenta e a demanda também aumenta, há elasticidade. Por outro lado, se a renda aumenta, mas a demanda por um determinado produto não aumenta, há inelasticidade. Isso pode acontecer com produtos de qualidade inferior. Como os consumidores (cujas rendas aumentaram) podem comprar produtos melhores e mais caros, a demanda por produtos de qualidade inferior diminuirá. Uma vez que a renda é elástica, a demanda aumenta; se a renda for considerada inelástica, a demanda cairá.
Equilíbrio de mercado - acontece a um preço em que a quantidade demandada é equivalente à quantidade ofertada. Se o preço se tornar mais alto do que o preço de equilíbrio, os compradores não estarão dispostos a comprar o bem que resulte em um excedente. Isso resultará em uma queda do preço de mercado. Por outro lado, se o preço for inferior ao preço de equilíbrio, ocorre uma escassez porque haverá muita demanda pelo produto ou serviço. O preço de mercado tenderá então a subir.
Pode haver outros termos que você encontrará ao tentar entender o que é uma curva de demanda. No entanto, como consumidor, tudo o que você realmente precisa saber é que, com todas as coisas iguais, a demanda por um produto aumenta à medida que os preços diminuem. Por outro lado, à medida que os preços sobem, a demanda pela commodity diminui. Você tem usado a Lei da Demanda em suas atividades financeiras por toda a vida, mesmo sem saber disso.