Uma proposta de negócios é uma oferta para atrair / conquistar parceiros em potencial, a quem você pode vender / compartilhar suas competências essenciais e criar um relacionamento mutuamente benéfico. Aprender a escrever uma proposta de negócios não é difícil, mas para aprender como apresentá-la adequadamente e maximizar seus benefícios, você provavelmente desejará fazer algumas aulas de negócios online.
As propostas de negócios podem ser amplamente categorizadas em duas categorias distintas:
Solicitado
Não solicitado
Empresas que convidam concursos
As propostas comerciais solicitadas são normalmente quando a iniciativa é tomada pela parte que precisa do produto ou serviço para atingir seus próprios objetivos comerciais. Por exemplo, um fabricante de refrigerantes pode abrir um concurso convidando empresas a fornecer recursos de engarrafamento para seu produto. Neste caso particular, a competência central da empresa é fabricar o refrigerante, mas a bebida deve ser embalada para então se tornar viável para venda. É aí que eles precisam de outras empresas competentes que tenham os requisitos necessários para fornecer capacidade de engarrafamento para seus refrigerantes.
Propostas não solicitadas são quando uma empresa está tentando vender seu produto ou serviço a um segmento de mercado-alvo que ela sabe que exigirá seus produtos ou serviços, por exemplo, escritórios corporativos requerem experiência em gerenciamento de instalações para manter suas instalações. Esse trabalho é geralmente terceirizado para empresas de gerenciamento de instalações que fornecem uma variedade de instalações, desde manter as instalações limpas até fornecer instalações do tipo ' serviço de quarto '. Esses tipos de propostas precisam ser bem pesquisados, pois, na maioria das vezes, os clientes-alvo já estão se beneficiando de serviços semelhantes da concorrência.
Proposta de negócio
Alguns pontos-chave que devem ser abordados ao escrever uma proposta de negócios estão listados abaixo:
Compreenda os requisitos do potencial parceiro de negócios
Esta é a parte mais importante e, de fato, o ponto de partida de qualquer proposta de negócio. Na maioria das vezes, as empresas desejosas de ganhar licitações de empresas parceiras cometem o erro elementar de focar excessivamente em suas próprias competências essenciais, em vez de nos requisitos da empresa para a qual fizeram a licitação. Isso é suicídio; é tão simples quanto uma visita ao médico. Quando se visita um médico, a expectativa é que ele compreenda a doença que se tem, e não a experiência do médico e suas qualificações. O paciente fica muito mais à vontade e confiante com um médico que tem a capacidade de identificar com precisão a doença e, em seguida, prosseguir com o tratamento.
Da mesma forma, é absolutamente imperativo que a empresa licitante pesquise exaustivamente a empresa para a qual a proposta está sendo feita. Algumas das coisas que a empresa licitante deve saber sobre a contraparte são:
Qual é a natureza do negócio da empresa?
Padrão de comportamento, se houver, do passado em que a empresa empregou empresas para serviços ou produtos semelhantes.
Se a empresa está substituindo seu atual parceiro de negócios, quais são os motivos para optar por não continuar com a empresa atual?
Quão crítico é este produto ou serviço específico para esta empresa em todo o seu esquema de operação? Por exemplo, a partir do exemplo mencionado anteriormente, se uma empresa de refrigerantes está abrindo propostas para capacidades de engarrafamento, este serviço é o principal requisito para ela. A embalagem, o visual, o tato, etc., todos percorrem um longo caminho no sucesso da venda do refrigerante, pois é o apelo visual que possibilitará a decisão dos potenciais consumidores do refrigerante.
Preencher a lacuna entre a expectativa e o que se propõe a ser fornecido.
Este é o elemento-chave de qualquer proposta de negócio, embora a empresa potencial esteja ciente do produto ou serviço de que necessita, a responsabilidade recai inteiramente sobre a empresa licitante para preencher essa lacuna e, em última análise, levar a uma inferência de que, se ela obtiver este contrato, eles têm os recursos para cumprir os requisitos de forma consistente.
Compreender o requisito é a chave aqui. A empresa potencial está procurando apenas uma opção de corte de custos ou deseja empregar um conhecimento que não deseja cultivar em sua organização, ou é uma combinação de ambos?
Simplifique O documento deve ser muito lúcido e deve delinear claramente os benefícios que a empresa irá usufruir no final, e se houver possibilidade de benefícios monetários, estes devem ser destacados com dados.
É uma questão de convicção de poder fornecer ao cliente potencialprodutos ou serviços de qualidade superior, o que deve ser veiculado de forma eficaz por meio da proposta de negócio, que fará uma proposta de negócio efetiva. É preciso lembrar que nem todas as licitações podem ser vencidas, mas é importante ser percebido e considerado, o que só pode ser alcançado por meio de uma proposta comercial eficaz.
Agora que você tem o básico para redigir uma proposta de negócio, você pode querer considerar fazer algumas aulas de negócios online - especialmente em marketing ou gestão de negócios - para garantir que você será capaz de usar essas informações da melhor forma possível.