Quando você é um vendedor, seja em um pequeno negócio ou nas grandes ligas, boa parte de sua receita virá de comissões. A porcentagem da comissão geralmente dependerá do tipo de negócio que você dirige e também do empreiteiro ou da empresa em que você está. Se você recebe a comissão total de uma venda, geralmente não há preocupação e você só precisa se concentrar em fazendo a venda. Mas e se você precisar dividir uma comissão?
Por exemplo, você está no mercado imobiliário e está corretor para um comprador. Em casos como esses, dois vendedores geralmente teriam que dividir a comissão do total das receitas. Se você dirige uma equipe de vendas, também precisa dividir as comissões com eles, especialmente se você compartilha tarefas e responsabilidades.
Aqui estão algumas maneiras de lidar melhor com comissões divididas.
Distribua responsabilidades. Uma das melhores maneiras de lidar com a divisão de comissões é distribuir responsabilidades e tarefas de maneira justa, para que todos tenham algo a fazer para contribuir com a venda. Portanto, as pessoas terão que ganhar sua parte. Divida a carga de trabalho e mantenha sua equipe motivada com a perspectiva de receber sua parte nas comissões de venda.
Coloque em preto e branco. Nos casos em que você pretende dividir as comissões com colegas de fora da empresa, é melhor fazer um acordo formal quanto à divisão das comissões. Por exemplo, você é um corretor de listagem e o corretor de um comprador o contata para uma possível venda. Você deve ser capaz de concordar com sua divisão no papel, para que não tenha nenhum desacordo mais tarde, quando a venda for concluída.
Determine uma taxa. Ao dividir as comissões, certifique-se de que você e seus colegas, funcionários ou parceiros estejam de acordo quanto à divisão real que você compartilhará. Alguns podem optar por uma taxa fixa, na qual ele tem a garantia de uma certa quantia, independentemente de quanto é a comissão total. Isso é bom se você realmente puder negociar um preço de venda ou comissão mais alto. Mas isso é ruim para você se o preço de venda for menor do que o esperado, pois você ainda terá que dar o mesmo valor em comissões. É melhor compartilhar ou dividir a comissão por porcentagem.
Emita cheques pré-datados. Uma vez que a venda foi concretizada, seria uma boa ideia para quem recebe o cheque da comissão principal já distribuir a parte de cada pessoa por meio de cheques pré-datados. Dessa forma, todos têm a garantia de que receberão sua parte, mesmo que o comprador ou cliente dê comissão a apenas uma pessoa. Isso elimina o problema de confiança.
Compartilhar responsabilidades ilumina
Compartilhar responsabilidades torna a carga de trabalho mais leve para todos. Nesses casos, é justo dar às pessoas interessadas sua parte nos lucros de uma negociação comercial. Ao dividir as comissões, porém, certifique-se de que tudo esteja claro e que todos saibam o que é esperado deles e quanto podem esperar em troca.