Como vender para clientes de varejo: ideias para servir?
Enzo Davi Brito de Marques
• 3 min de leitura
Parte 2 de uma série de 5 partes para ajudar os varejistas a aumentar suas vendas
Você entrou em uma loja recentemente e tentou obter algum serviço? Às vezes, os funcionários estão tão ocupados conversando entre si (ou em seus telefones celulares) que não prestam muita atenção em você. Eles têm má reputação no atendimento ao cliente e merecem! Bem, não deixe seu negócio ficar com uma imagem manchada. Vá lá e "aprimore" seu atendimento ao cliente treinando seus funcionários!
Sempre diga "sim!" Faça "Sim, eu consigo!" um hábito. Se você não pode ajudar seu cliente diretamente, encontre uma maneira de ainda poder ajudar. Por exemplo, "Não vendemos caixas de guarda-roupa, mas a empresa de caixas do outro lado da cidade sim. Quer que eu telefone para eles e descubra o quanto eles abrem hoje?" Tenha uma atitude de "Absolutamente!" Quando você mostra confiança em si mesmo, os clientes confiam em você para seus projetos importantes.
Reveja o seu serviço. Estenda o tapete vermelho (e lembre-se de cobrar por seus serviços!). Destaque seus passos para garantir a satisfação. Por exemplo, "Então, primeiro farei 20 cópias frente e verso, depois imprimirei uma capa em cores e, por último, encadernarei todos os 20 livretos com encadernação preta, correto?" Não há problema em falar sozinho, como: "Ajudamos você a enviar uma carta, enviar um pacote e enviar um fax, tudo em uma única visita."
Ofereça assistência pessoal. Concentre-se no seu cliente. Nesse momento, ele ou ela é a pessoa mais importante do seu mundo. "Deixe-me ajudá-lo a fazer as cópias enquanto endereça o envelope." Pergunte qual é o objetivo do seu cliente e como você pode ajudá-lo a concluí-lo.
Confiança do projeto. Sorrir! Você pode irradiar alegria. NUNCA diga: "Não sei". Apresse-se e mantenha-se ocupado. É mais fácil confiar em funcionários que parecem saber o que estão fazendo. Falsifique as respostas se precisar (então aprenda a resposta correta mais tarde). Por exemplo, "Claro, vou verificar o preço desse livro para você... É apenas 4,40€ mais impostos."
Facilite o fechamento da venda. Deixe seus clientes saberem que você está cuidando deles. Por exemplo, "Quando você voltar às cinco, teremos tudo de que você precisa pronto para sua apresentação amanhã." Ofereça-se para preencher formulários para eles se eles estiverem com pressa (lembre-se de cobrar uma taxa extra).
Quando você cuidar de seus clientes, eles realmente apreciarão isso. Seus clientes vão adorar você e continuar voltando! É muito mais fácil manter um cliente atual feliz do que gastar esforços de marketing tentando atrair um novo cliente, não é? Você pode aprender outras ótimas estratégias de retenção de clientes fazendo alguns cursos de negócios online.
Para mais dicas, assista ao próximo e-book de Riley Klein, " Super Sales Strategies eBook ", uma referência para balconistas.
Para obter mais dicas, veja o próximo e-book de Riley Klein, Super Sales Strategies, um e-book de referência para balconistas.