No mundo dinâmico dos negócios corporativos, muitas vezes, uma empresa precisa intensificar e contratar um grande número de funcionários com diferentes especializações em um curto espaço de tempo. Embora os departamentos de recursos humanos sejam os principais responsáveis pela maioria dos recrutamentos corporativos, às vezes a tarefa de recrutamento é muito grande ou muito apressada para os departamentos internos de recursos humanos realizarem por conta própria. Nesses casos, tornou-se prática comum contratar um recrutador contratado para ajudar. Um recrutador contratado é um indivíduo que é contratado como consultor da empresa para aumentar a mão de obra de recursos humanos. Ele vai contratar cargos para contratação de empresas que geralmente estão tentando preencher mais de uma posição em um determinado momento. Um recrutador por contrato ou uma empresa de colocação de contrato normalmente se encarrega do processo, que geralmente inclui o agendamento do candidato e a triagem do currículo. A principal responsabilidade do recrutador por contrato é auxiliar a empresa contratante na busca, seleção e comunicação direta com os candidatos.
Se você estiver interessado em iniciar uma carreira de recrutador, aqui estão algumas diretrizes sobre como começar:
Começando. Se você deseja se tornar um recrutador contratado, é importante começar com o pé direito: coloque-se em posições de recrutador em empresas de renome. A experiência que você ganhará com o cumprimento de tarefas de recrutamento para uma empresa será imensamente valiosa para você, uma vez que você tenha decidido trabalhar por conta própria. Como a maioria de seus futuros clientes serão entidades corporativas, é fundamental mergulhar no mundo de um recrutador corporativo. Conhecer o processo de recrutamento por dentro e ter vivenciado o processo de recrutamento corporativo do ponto de vista dessas empresas lhe dará as habilidades e conhecimentos necessários para se tornar um recrutador contratado.
Construa sua base de conhecimento. Depois de encontrar uma posição como recrutador em uma corporação, não descanse sobre os louros. Encontrar a posição é apenas o primeiro passo. O próximo é tirar o máximo possível da posição. A maioria dos recrutadores hoje deve ter a capacidade de identificar as relações diretas e concretas entre processos de trabalho específicos e os conjuntos de habilidades apropriados que o candidato deve possuir para preencher posições específicas. Os recrutadores por contrato também devem compreender e, mais importante, ser capazes de articular as implicações das posições não preenchidas na produtividade, lucratividade e atendimento ao cliente da empresa e até mesmo a identidade do produto, aceitação do produto e reconhecimento e recall da marca. Isso implica que um recrutador deve possuir uma compreensão real e completa dos processos envolvidos no planejamento e implementação de recursos humanos. Assim, uma sólida experiência em recrutamento corporativo é imprescindível.
Reter seus contatos. Um grande número de recrutadores por contrato e outros consultores confia principalmente no boca a boca ou referências para obter a maioria de seus clientes comerciais. Não subestime o poder de seus contatos. Nunca queime suas pontes, especialmente com ex-funcionários, porque eles podem se tornar uma rica fonte de clientes no futuro.
Molhe os pés. É aqui que você perceberá a importância de se manter em contato. Depois de decidir se tornar um recrutador contratado, a melhor maneira de começar é começar imediatamente. Encontre um cliente e coloque seu conhecimento e experiência em bom uso.
Como acontece com a maioria das oportunidades de emprego, acertar no básico se traduzirá em uma transição mais fácil no futuro. Absorva o máximo de conhecimento e experiência que puder sobre recrutamento corporativo, e a transição para uma posição de recrutador por contrato será muito fácil.