Se você estiver na situação de precisar fazer pesquisas jurídicas a respeito de negociações com ou sobre a Rússia, há várias etapas que você deve seguir antes de continuar. O sistema jurídico russo, embora estabelecido de forma semelhante ao europeu, também é bastante diferente.
Você precisará se familiarizar com o Código Civil da Federação Russa ou com o Código Penal da Federação Russa. Revendo o tipo de caso com o qual você está prestes a prosseguir com sua pesquisa nesses dois assuntos determinará sua próxima etapa.
Lei de família
A Rússia tem um conjunto muito distinto de leis que regem diferentes situações. Existem leis que se configuram exclusivamente para o Direito Econômico, Direito Societário e Comercial, Código Tributário e Direito da Família. Outras situações são regidas por diferentes títulos e você deve ter certeza de selecionar cuidadosamente onde seu caso irá prosseguir.
Você deve estar bem familiarizado com a Constituição Russa. A sua Constituição estabelece direitos e leis que diferem das leis da Europa e certos casos só são ouvidos como matéria constitucional.
Outra coisa a considerar é se o caso pode ser considerado relevante para as leis internacionais. A Rússia é um país muito grande, abrangendo mais de um milhão de milhas e tem muitas fronteiras. Muitas negociações podem ter que ser tratadas sob jurisdição internacional. Se for assim, você ainda terá que comparar a lei russa pertinente ao assunto com a lei internacional em vigor.
Disputas russas internas
Quando estiver pesquisando as leis russas, você terá que verificar se há tratados em vigor que poderiam ter sido violados, leis internacionais como questões da ONU ou da INTERPOL e também se tem algo a ver com o direito marítimo. Novamente, se for direito marítimo, você terá que determinar se é nacional ou internacional e lidar com isso de acordo. Cada uma dessas leis separadas deve ser verificada se as negociações são entre as partes em dois ou mais países. As disputas internas na Rússia não deveriam incluir toda essa pesquisa.
Embora tudo isso pareça muito difícil e confuso, na verdade não é. Comece com uma boa biblioteca jurídica ou site de pesquisa jurídica e prossiga a partir daí. Não é mais difícil pesquisar as leis russas do que as leis europeias. Você só precisa saber para onde olhar, documentar-se perfeitamente e seguir a trilha que leva até o fim. Toda a pesquisa jurídica deve ser feito de forma diligente para que a lei seja cumprida de e para a justiça é servido.