Como encontrar um exemplo de contrato de agência marítima?
Dr. Isabel Ariadna Verdara
• 4 min de leitura
Muitas vezes, pequenas empresas e fornecedores de matérias-primas precisam transportar seus bens e produtos para terras estrangeiras. Pacotes e mercadorias menores seriam mais bem transportados por empresas de serviços de logística conhecidas. No entanto, os materiais a granel seriam mais bem enviados como frete a granel por meio de agências de transporte. Em qualquer caso, inevitavelmente, você teria que assinar um contrato com a empresa de serviços de logística ou a agência marítima, que diz respeito aos termos de transporte de sua mercadoria até o destino.
Acordo de agência marítima
Um contrato de agência de navegação estipularia os termos e condições que um remetente e a empresa de transporte estipulariam, com relação às mercadorias transportadas de costa a costa. Isso incluiria as seguintes informações:
Itens sendo enviados - Esta informação garante que tanto o remetente quanto a agência de remessa estejam cientes das mercadorias sendo transportadas e que isso seja permitido pelas leis internacionais.
Marcas de embalagem e remessa - Inclui informações que identificarão como os itens enviados devem ser manuseados. Isso pode incluir "manuseie com cuidado", "mantenha-se afastado da umidade ", "Este lado para cima" e assim por diante.
Valor das mercadorias que estão sendo enviadas - Esta informação é usada para determinar as tarifas alfandegárias ou impostos que o remetente teria de arcar
Tarifas que cada parte teria que pagar - Este item deixa claro qual parte teria que arcar com as tarifas e impostos e em que medida.
Origem e destino da remessa - Este item mostra o ponto inicial e final da remessa.
Tempo de envio - Esta é uma estimativa razoável da duração do envio, com base no tempo de envio padrão, conforme determinado pela empresa de transporte. É importante observar isso, de modo que o custo de quaisquer atrasos razoáveis teria de ser arcado pela empresa de transporte.
Condições de pagamento - estipula quanto um remetente deve pagar e seus termos. A maioria das empresas de navegação permite um pagamento adiantado e, em seguida, o pagamento integral quando a remessa chega ao seu destino.
Seguro - Indica o seguro que o embarcador deve pagar e até que valor será coberto pela seguradora da agência marítima em caso de sinistro ou sinistro.
Penalidades - Esta informação indica quanto uma empresa de navegação teria que pagar no caso de atrasos nos embarques ou perdas, e se ela ou a seguradora serão responsáveis por essas penalidades.
Força maior e outras perdas - Esta seção estipula se força maior é coberta pelo seguro e quais casos particulares seriam considerados força maior. Muitas vezes, isso incluiria calamidades naturais como tempestades e terremotos.
Arbitragem - Esta seção determina a jurisdição de qualquer ação ou reclamação legal. Na maioria das vezes, seria o país de origem da transportadora.
Um contrato de agência marítima destina-se à proteção do remetente e da empresa de transporte. Este é apenas um dos documentos que devem ser assinados por e entre ambas as partes, pois existem outros documentos legais que precisam ser processados, como conhecimento de embarque, ordem de entrega e conhecimento de embarque.
Fornecimento de documentos pró-forma
Exemplos de contratos de agência de remessa podem ser encontrados em sites que fornecem documentos pro forma para pequenas empresas. Alguns exemplos incluem:
Onecle.com - Um exemplo de contrato de remessa pode ser encontrado em contract.onecle.com
Techagreements.com - Uma amostra é fornecida em techagreements.com e em techagreements.com
Além de contratos de agência de remessa, esses sites também fornecem outros exemplos de contratos relacionados a remessa, como contratos de remessa e semelhantes.
O envio de produtos e materiais é uma atividade regular que as empresas, pequenas e grandes, encontram com frequência. Nesse sentido, os gerentes que são diretamente responsáveis pelo envio de mercadorias devem estar familiarizados com os acordos de transporte existentes e como usá-los em seu benefício.