Como operar os controles de temperatura do aquecedor de água elétrico e a gás?
Tatiana Victória Fonseca de Co
• 4 min de leitura
Controles de
gás Aquecedores de água a gás têm um termostato dentro da água do tanque, que é conectado ao controle frontal na parte inferior do aquecedor de água. No controle frontal há um dial com três configurações: ON, OFF e PILOT. Acima do mostrador está um botão com um parafuso embutido que controla a chama do gás. Abaixo da parte inferior do mostrador há três tubos. O tubo maior, sempre no meio, é o tubo de suprimento de gás natural. O tubo de tamanho médio, geralmente o da direita, alimenta o gás natural para o interruptor da luz piloto. O menor tubo, geralmente o da esquerda, é chamado de termopar. O termopar permite controlar a quantidade de gás alimentado ao piloto após o seu acendimento, controlando assim o tamanho da chama. Por último, o conjunto do queimador é conectado aos tubos e controle; pode ser removido para limpeza, mas não desmonte o controle em si.
Se sua luz piloto acender, mas não permanecer acesa, o termopar precisa ser substituído. Se o termostato dentro do aquecedor atingir 190°F (210°F em muitos aquecedores mais antigos), o controle frontal será desligado e a chama morrerá. Se isso acontecer, você precisará instalar um novo controle.
Para tornar a água mais quente em um aquecedor a gás, gire o botão para a direita. Certifique-se de fazer isso em incrementos muito pequenos no início para evitar queimaduras. Talvez um movimento de apenas 0,25 polegada por vez seja o melhor. Temperaturas mais baixas podem ser obtidas girando o botão para a esquerda. Se você ou sua família alguma vez sair de férias, é uma boa ideia girar o botão do aquecedor de água a gás totalmente para a esquerda. Isso colocará o aquecedor de água a gás no modo de férias, usando substancialmente menos gás natural.
Controles elétricos
Peças de grelha de metal encontradas
Ao contrário dos aquecedores de água a gás que usam gás natural e fogo para aquecer a água no tanque, os aquecedores elétricos de água usam dois elementos horizontais, semelhantes às peças de metal da grade encontradas no topo dos fogões domésticos mais antigos. Um elemento está na metade superior do aquecedor de água e outro está na metade inferior. Existem dois tipos de elementos: watt alto e watt baixo. Elementos de watt baixo são melhores porque produzem menos sedimentos, mas são mais caros do que watt alto. Em aquecedores elétricos de água, o elemento na metade inferior do tanque fará a maior parte do aquecimento, enquanto o elemento superior geralmente opera apenas quando uma grande quantidade de água fria é introduzido no tanque. Apenas um elemento estará funcionando a qualquer momento. Há também um termostato ajustável conectado ao elemento inferior localizado na parte externa do tanque. Os termostatos são geralmente predefinidos em 120°F.
Para ajustar o calor em um aquecedor elétrico de água, encontre a porta do elemento elétrico inferior. Seu formato geralmente é oval e simplesmente precisa ser desparafusado com uma chave de fenda doméstica. Uma vez que a porta é removida, é simplesmente uma questão de ajustar o termostato para uma temperatura mais alta ou mais baixa. Deve-se observar que o elemento elétrico superior também possui um termostato, mas às vezes não é ajustável. É bom, já que o elemento elétrico inferior faz a maior parte do trabalho de aquecimento em um aquecedor elétrico de água. Ajustar o termostato inferior tem muito mais influência no calor geral da água.
Assim como os aquecedores de água a gás, os aquecedoreselétricos de água também possuem um interruptor de desligamento de alta temperatura. Ele é anexado ao elemento superior e desligará o elemento se a temperatura atingir 190°F. Alguns tanques têm apenas um elemento. Se for esse o caso, será sempre no fundo do tanque. Em tanques de elemento único, o interruptor de desligamento está conectado ao elemento inferior. Se o tanque desligar, há um botão redefinir vermelho semelhante a um GFI em tomadas elétricas domésticas.