As peças dos fornos a gás e elétricos são principalmente projetadas para que seus usuários possam montá-las rapidamente. Isso significa que eles podem ser operados de maneira simples. Esta é uma boa indicação de que, se precisar de algum conserto, será fácil de consertar.
Faixas de gás envolvem ignição
A maioria dos defeitos em fogões a gás envolvem ignição e fornecimento de gás aos queimadores e forno. Isso pode ser devido a elementos de aquecimento defeituosos. O primeiro passo é desmontar o fogão a gás.
No caso de o forno não estar aquecendo até a temperatura desejada ou se aquecer de forma desigual, você pode atribuir o problema a uma gaxeta da porta com defeito. Para testar, acene com a mão na parte da porta, certificando-se de não tocá-la enquanto o forno estiver ligado. Se você perceber que um vazamento de calor está escapando, a gaxeta precisa ser substituída.
Freqüentemente, a gaxeta é posicionada na estrutura do forno e a porta fecha contra ela. Esta junta pode ser facilmente substituída. Em algumas unidades, seria melhor se você chamar um profissional de serviço para trabalhar nisso.
Um dos problemas mais comuns que ocorrem com fogões a gás e fornos são os queimadores entupidos. Isso ocorre porque, quando o alimento é derramado, os queimadores bloqueiam as portas de gás, que impedem a ignição. O anel superior do queimador pode ser removido de alguns queimadores a gás. O que você também pode fazer é limpar o queimador.
Controle, termostatos e temporizadores defeituosos podem fazer com que o forno não aqueça ou aqueça de maneira desigual. Você não precisa se preocupar, pois a maioria desses problemas pode ser resolvida por você sem gastar muito dinheiro para reparos.
Um mau funcionamento no controle de configuração do forno pode fazer com que o forno não aqueça. Então, aqui está o que você pode fazer. Primeiro, remova o botão de controle e o painel de serviço traseiro. Depois disso, remova os outros botões de controle para que o painel que os cobre agora possa ser retirado. Na parte de trás do botão de controle está o controle de configuração do forno, que geralmente é preso por dois parafusos. Observe que você não deve usar um voltímetro para testar o controle. Se você acha que o controle de configuração está danificado, a melhor coisa a fazer é substituir o controle que você acha que não está funcionando.
Agora você pode desconectar os fios elétricos do terminal do controle e retirá-lo. Então, você pode conectar o novo controle.
Se você acha que o termostato não está funcionando corretamente, você deve primeiro determinar a diferença entre as temperaturas quando o forno está desligado do controle de configuração. Você pode fazer isso colocando um termômetro na prateleira do meio do forno e ligando o forno pelos próximos vinte minutos, definindo o termostato em uma faixa de 300 a 400 graus Fahrenheit. O termostato precisará ser calibrado se a leitura do termômetro for 25 graus, inferior ou superior à configuração de controle do termostato do forno.
Se você acha que o cronômetro está com defeito, não conserte você mesmo. Você tem que tirá-lo do forno e chamar um profissional de serviço para testá-lo. Para remover o cronômetro, no painel de controle, remova o painel de serviço traseiro e, em seguida, solte os clipes de mola que o prendem nessa posição ou simplesmente remova os parafusos. Para liberar o cronômetro, empurre-o para frente e remova os fios elétricos da caixa do cronômetro. Substitua o cronômetro antigo e troque-o por um novo do mesmo tamanho e do mesmo tipo.