Um forno de parede é uma ótima solução se você deseja economizar espaço na sua cozinha. No entanto, o que você deve fazer quando precisar substituí-lo? Aqui estão as diretrizes básicas para substituir o seu forno de parede:
Verifique os códigos de construção locais. Saiba que em alguns lugares, apenas um eletricista licenciado poderia legalmente fazer essa tarefa.
Desligue a energia. Faça isso desligando o interruptor no disjuntor que corresponde à fonte de alimentação do forno. Verifique novamente para ver se o forno está desligado. Se o seu forno estiver conectado a uma fonte de gás, desligue-o também. Reserve um tempo para cumprir esta etapa: acidentes podem ser fatais!
Remova a porta do forno de parede. Faça isso removendo os parafusos e dobradiças que prendem a porta ao corpo principal do forno. Use uma chave de fenda para tornar esta etapa mais fácil para você.
Retire todas as partes removíveis de dentro do forno. Isso incluirá as bandejas de alumínio que ainda podem estar dentro. Coloque-os de lado.
Remova os parafusos de montagem. Esses são os parafusos que prendem o forno à parede; estes devem estar nos cantos da instalação do forno. Certifique-se de remover todos os parafusos que prendem o forno no lugar. Também pode ser necessário retirar as peças de acabamento ou pequenas peças retangulares de alumínio que servem para esconder os parafusos; use uma chave de fenda para remover essas peças de acabamento.
Desconecte a fiação que conecta o forno à parede. Encontre a caixa de arame do forno, que geralmente está localizada ao lado do forno ou na parede logo atrás dele. Você terá que usar uma chave de fenda para desparafusar a caixa de fios e pegar os fios internos. Para desconectar a fiação que liga o forno à caixa de arame, você terá que destorcer as porcas de arame (ou pequenos pedaços de cone de plástico) que os unem.
Retire o forno do espaço. Você poderá soltar a unidade do forno e retirá-la assim que o forno estiver completamente livre de qualquer fixação na parede (a fiação e os parafusos). Ao levantar o forno, você precisará de ajuda adicional para fazer isso, pois o forno pode ser muito pesado para uma pessoa.
Coloque o novo forno de parede no espaço vazio que o antigo forno de parede costumava ocupar. Certifique-se de que têm o mesmo tamanho e dimensões para que o novo forno de parede possa caber corretamente no interior.
Reconecte a fiação. O novo forno de parede deve vir com seus próprios fios, que você conectará à caixa de fios elétricos. Regra prática: conecte fios da mesma cor. Una esses fios usando as porcas de fio que você destorceu há um tempo.
Prenda o novo forno de parede instalando os parafusos e porcas nos lugares adequados.
Certifique-se de que o forno de parede está nivelado com o resto da superfície da parede. Prenda a porta do forno na parede e ligue-o novamente. Verifique se o seu forno funciona corretamente.
Outra palavra de cautela: saiba que este pode ser um projeto bastante perigoso de se empreender, especialmente se você for novo em projetos do tipo faça você mesmo; isso ocorre porque você estará lidando com fiação elétrica e fontes de gás, e cometer erros pode ser fatal. Portanto, se você não estiver confiante o suficiente para realizar essa tarefa, pode ser melhor pedir a ajuda de um eletricista profissional. Boa sorte!