Como solucionar problemas de um fabricante de gelo GE?
Melissa Rodrigues
• 4 min de leitura
A máquina de fazer gelo é um recurso muito popular adicionado aos modelos mais novos de refrigeradores GE. É certo que esse recurso não é essencial para o bom funcionamento da unidade de refrigeração. No entanto, se você se acostumou a usá-lo, ainda se sentiria incomodado se ele parasse de funcionar corretamente. Infelizmente, o fabricante de gelo tem tendência a quebrar. Leia este artigo para descobrir os diferentes motivos que causam o mau funcionamento do fabricante de gelo do refrigerador GE e as prováveis soluções para cada problema.
Verifique se o mecanismo de fabricação de gelo foi desligado acidentalmente. Uma das principais razões pelas quais os fabricantes de gelo em refrigeradores GE falham para fazer gelo é porque não está ligado. O braço ou interruptor de desligamento pode estar localizado na parte superior da caixa. Se você notar que o braço está levantado, o mecanismo de fabricação de gelo está desligado.
Se você notar que o reservatório de gelo permanece vazio mesmo se houver água, verifique a válvula e a linha de abastecimento. Inspecione a linha de água localizada na parte traseira da geladeira. Se houver dobras ou deformações, ele precisa ser substituído. Verifique também se a água está alcançando a válvula de água. A válvula de enchimento pode quebrar se a água atingir a válvula, mas o mecanismo de fabricação de gelo ainda não consegue produzir gelo. Se já faz algum tempo que você trocou o filtro de água pela última vez, pode ser hora de fazê-lo. Além disso, pode ajudar se você tentar sair pelo tubo de entrada. Se isso acontecer para congelar, a água não fluirá para as bandejas. Você pode usar um secador de cabelo para aquecer este componente, apenas evite o superaquecimento para evitar o derretimento do tubo.
Se a máquina de fazer gelo produz gelo, mas não consegue dispensá-lo, o módulo pode não estar avançando. O fabricante de gelo precisa sinalizar ao aquecedor para aquecer a bandeja para que os cubos de gelo sejam liberados. Se o módulo de controle ou termostato não funcionar corretamente, o aquecedor não será ligado. Verifique também se a válvula de entrada de água está abrindo corretamente. As peças com defeito podem ser facilmente substituídas pelo fabricante.
Certifique-se de que a geladeira e a máquina de fazer gelo estão niveladas. Se você notar algum transbordamento ou vazamento, a unidade pode não estar colocada em uma superfície nivelada. Verifique se este é o caso usando uma ferramenta niveladora. Se o vazamento for pequeno, verifique se há dobras na linha de água. Se o vazamento for considerável, você precisará entrar em contato com o fabricante, pois isso pode ser resultado de uma falha em um dos componentes.
Inspecione as linhas que fornecem água às bandejas. Se os cubos de gelo que saem do dispensador forem muito pequenos, verifique a linha de água. Um tubo entupido pode não ser capaz de preencher as bandejas o suficiente. Se quantidades inadequadas de água fluírem para a bandeja, limpe o tubo de abastecimento de água e a válvula de corte. Verifique também o botão de ajuste da água na lateral do mecanismo de fabricação de gelo.
Lavam-se as superfícies interiores da unidade de refrigeração para evitar o gelo de absorção de mau odor ou gosto. Alimentos velhos deixados dentro do freezer e nos compartimentos da geladeira podem afetar o gelo que sai da máquina de fazer gelo. Se notar odor ou gosto ruim no gelo, descarte todo o lote e desinfete toda a geladeira com água misturada com uma pequena quantidade de vinagre. Você também pode usar uma pasta feita de bicarbonato de sódio e água para limpar as superfícies internas. Enxágue bem as paredes e bases e limpe-as antes de recolocar o conteúdo e encher as bandejas de gelo.
Lembre-se de desligar o freezer e a unidade de geladeira se for fazer qualquer coisa além de inspeções superficiais. Se você seguiu todas as etapas e o mecanismo de fabricação de gelo ainda não funciona como você deseja, ligue para o fabricante e peça a um profissional para fazer a manutenção da unidade com defeito.