Como solucionar problemas de um vaporizador elétrico de alimentos?
Sr. Maximiano Zamana
• 3 min de leitura
Os vaporizadores elétricos são ótimos para ter em sua cozinha. Uma serpentina elétrica pode cozinhar arroz perfeitamente, sem queimar nada. Você também pode ter uma dieta saudável por cozinhar vegetais. Os vaporizadores elétricos podem cozinhar vegetais a vapor da maneira perfeita, com aquela combinação perfeita de tenro e crocante. Os vaporizadores são muito fáceis de manter, mas se você notar algo estranho acontecendo com o desempenho do seu vaporizador, o artigo abaixo o ajudará a descobrir o que há de errado com o seu vaporizador elétrico de comida. Continue lendo e descubra como você pode identificar esses problemas e como resolvê-los.
Verifique o elemento de aquecimento. Se você observar que o vaporizador elétrico não está produzindo calor adequadamente, tente consertar primeiro desconectando o aquecedor da tomada. Retire a panela e a tampa do vaporizador também. Verifique embaixo do vaporizador e retire os conectores que estão fixados na base do vaporizador. Você poderá encontrar o fio de aquecimento nesta seção. Depois de encontrar o fio de aquecimento, remova-o de um terminal, certificando-se de que ainda esteja conectado ao outro terminal.
Teste o fio de aquecimento. Pegue um multímetro e use-o para medir a resistência do fio. Defina o multímetro para RX1 e, em seguida, retire a ponta de prova do testador. Toque a ponta de prova do testador nos dois terminais e verifique a leitura na janela. Se obtiver uma leitura de 0 ohms, saberá que não há nada de errado com o seu elemento de aquecimento e que está funcionando corretamente.
Verifique o resistor. Novamente, certifique-se de ter desconectado o vaporizador da tomada. Remova a panela e a tampa e vire o vaporizador para ter acesso aos fios abaixo. Assim que tiver acesso aos fios, desconecte o elemento de aquecimento do cabo para que você possa usar o multímetro para testar o resistor sozinho. Defina o multímetro em RX1 e toque os testadores de sonda em ambos os terminais. Se você observar que a leitura do resistor está em 20 ohms, pode ter certeza de que o resistor está funcionando corretamente.
Verifique os contatos da chave. Depois de verificar os elementos de aquecimento e o resistor, e descobrir que estão funcionando corretamente, é hora de verificar os contatos da chave. Observe se eles estão conectados corretamente ao vaporizador. Se eles parecem estar totalmente conectados ao vaporizador, tente lixar os contatos com uma lixa de unha. Faça isso levemente, apenas o suficiente para arquivar a sujeira e os resíduos que podem ter se acumulado ao longo do tempo, bloqueando assim a passagem da corrente elétrica. Você também pode comprar um limpador de eletrodomésticos e borrifá-lo nos contatos da chave para uma melhor limpeza dos resíduos.
Se você seguiu as etapas mencionadas e ainda está tendo problemas com o seu vaporizador elétrico, é hora de entrar em contato com o atendimento ao cliente da marca do seu vaporizador elétrico. Seus eletricistas podem ter uma ideia melhor de como consertar seu vaporizador. Se o seu vaporizador ainda estiver na garantia, você pode até levá-lo para reparos e peças gratuitas. Verifique isso antes de entrar em contato com o agente de atendimento ao cliente.