Como limpar um piso de madeira depois de tirar o carpete?
Leonardo Vítor Neves de Machad
• 3 min de leitura
Quando o tapete fica velho e feio, o piso de madeira pode dar à sua casa uma aparência completamente nova. Existem várias maneiras de fazer com que a beleza natural do seu piso de madeira se destaque novamente. E aqui está a boa notícia, você pode fazer isso sozinho. Aqui estão suas diretrizes:
1. Proteja o piso de madeira removendo o carpete antigo com cuidado. Verifique como seu tapete antigo foi preso ao piso de madeira. Você deve ter as ferramentas certas para realizar a tarefa sem esforço e rapidamente. De qualquer forma, seu tapete antigo pode ter sido preso ao piso de madeira usando um adesivo ou pregos / tachas.
Fichas adesivas gerais para carpetes
Se o carpete foi fixado ao piso de madeira com um adesivo, avalie o tipo de adesivo usado. Pode ser adesivo à base de alcatrão ou adesivo geral para carpetes. Álcool mineral é melhor para adesivos à base de alcatrão. Enquanto isso, o adesivo geral do carpete pode ser tratado por um removedor de uso geral. Por quê? Um adesivo comum para carpetes se solta facilmente e pode ser ligeiramente raspado. Como os removedores de adesivos são muito inflamáveis, todas as fontes de chamas abertas devem ser fechadas. Ventilação adequada também deve ser fornecida para evitar toxicidade dos solventes a serem usados.
Por outro lado, luvas de trabalho, canivete e alicate de bico fino serão úteis para remover o carpete preso com pregos ou tachas. Você também deve incluir em sua lista de verificação um martelo, uma alavanca, um conjunto de óculos de segurança e uma vassoura. Para obter instruções mais abrangentes sobre como fazer o trabalho sem problemas, visite discountflooring.com. Depois que o carpete for removido, verifique se há tachas ou pregos perdidos. Você deve descartá-los com segurança.
Absorva o excesso de água
2. Limpe rapidamente a sala. Uma vassoura e uma pá de lixo devem permitir que você tire o pó de maneira eficaz e recolha todos os detritos da remoção do tapete. Em seguida, comece a varrer ou esfregar o chão uniformemente. É melhor usar sabão que não seja resistente à madeira. Uma boa marca é o sabonete Murphy's Oil. É amigável ao piso de madeira. Também é ótimo mergulhar o esfregão em água quente. Você pode precisar de uma escova para polir as áreas onde o tapete velho deixou marcas. Observe as áreas onde a água ficaria encharcada. Essas áreas certamente precisariam de reparos. Você deve cuidar deles separadamente. Toalhas seriam valiosas para secar o piso de madeira. Eles podem absorver o excesso de água. Deixe o piso de madeira secar ao ar por um bom tempo.
3. Termine o trabalho com um revestimento de cera sem polimento. Isso devolveria o brilho ao seu piso de madeira recém-restaurado. Uma boa alternativa para um revestimento de cera sem polimento é a cera acrílica. Como você está fazendo o trabalho sozinho, siga as instruções do rótulo de cera antes de se inscrever. As especificações podem variar.
Seguir as sugestões acima economiza muito dinheiro. Em caso de dúvida, não hesite em entrar em contato com um especialista em manutenção de pisos. A consulta geralmente é gratuita. Tente se proteger usando óculos de segurança o tempo todo. Como diz o ditado sábio, é melhor prevenir do que remediar.