A maioria das paredes e superfícies hoje são cobertas com um acabamento duro, lavável e brilhante chamado tinta esmalte. As tintas de esmalte estão disponíveis em formulações à base de óleo ou água e geralmente encontradas em lojas de ferragens e artesanato. As tintas à base de água tornaram-se uma escolha popular para interiores domésticos porque são fáceis de trabalhar com prazos mais curtos. Para cobrir e pintar com sucesso a superfície brilhante, várias camadas de tinta de base devem ser aplicadas primeiro para evitar que as camadas de tinta descascem ou saiam. Seguir essas etapas simples pode ajudá-lo a alcançar o resultado desejado.
Separe os materiais necessários para o projeto. Você precisará de tinta de base (de preferência em branco), tinta de parede plana (sua escolha de cor), ferramentas de pintura (variedade de pincéis, rolos de pintura, bandejas de tinta, fita adesiva), luvas de borracha e uma escada (se necessário). Visitar uma loja de ferragens ou artesanato pode ser útil, especialmente se você precisar de conselhos sobre a quantidade de tinta que precisa usar.
Prepare e organize seu espaço de trabalho. Qualquer projeto que lide com tinta pode ficar bem bagunçado se os cuidados necessários não forem tomados. Comece protegendo as tampas de plástico nos móveis e eletrodomésticos da sala antes de movê-los para longe de sua área de trabalho. Usando fita isolante, cubra todos os acessórios elétricos e de iluminação, bem como as bordas das janelas e portas para evitar que pintem. É melhor cobrir a área de trabalho com algo que possa proteger o piso de respingos de tinta, como tapetes de plástico e borracha ou jornais velhos. Agora você pode dispor todos os pincéis, rolos e bandejas de maneira organizada.
Comece com a tinta de primer. A quantidade de tinta primer varia de acordo com o tamanho da parede. Recomenda-se começar com pelo menos 4 xícaras de tinta de primer e reabastecer sua bandeja de tinta, se necessário. Uma vez que a tinta foi derramada em sua bandeja correspondente, aplique o suficiente no rolo e pinte lentamente sobre o centro e as seções maiores da parede. Para áreas inacessíveis ao rolo, aplique o primer usando um pincel em ângulo. Deixe a primeira camada de tinta secar antes de aplicar a segunda camada. Se for usar as mesmas ferramentas de pintura para o acabamento, certifique-se de que enxágue e seque bem.
Finalize com a tinta de parede lisa. Depois de despejar a tinta para parede plana em uma bandeja separada, aplique o suficiente no rolo e pinte lentamente sobre o centro e as seções maiores da parede. Para áreas inacessíveis ao rolo, aplique tinta usando um pincel em ângulo. Deixe a tinta secar e se você ainda puder ver irregularidades na cor ou no brilho, uma segunda camada de tinta para parede plana pode ser necessária. É importante verificar a parede para ver se há áreas que precisem de retoque.
Agora que você concluiu o projeto com êxito, certifique-se de embalar sua área de trabalho e armazenar a tinta em um local fresco e seco. Todas as escovas, bandejas e rolos devem ser bem enxaguados e secos ao ar antes de serem armazenados. Também ajuda ter um balde de água e pedaços de pano por perto, se houver algo que precise de uma limpeza rápida. Cobrir superfícies à base de esmalte pode parecer um desafio, mas com as ferramentas e etapas certas, esconder uma superfície brilhante pode ser bastante simples.