Se você for um dos donos de cães com deficiência auditiva, de bom coração, leia as etapas abaixo. Cuidar de um cão surdo exige muita paciência e atenção aos detalhes para dar ao seu cão a qualidade de vida que ele merece. Siga os passos abaixo para manter o conforto e a segurança do seu cão com necessidades especiais.
Passo 1
Prepare seu quintal. Para manter seu cão com deficiência auditiva seguro, é uma boa ideia cercar seu quintal. Obviamente, deixá-lo vagando livremente será difícil porque ele não será capaz de responder ao ouvir seu nome ser chamado.
Passo 2
Encontre uma linguagem comum. Quer você e o seu animal de estimação tenham sinais de mão que você criou ou se você usa sinais da Língua de Sinais Europeia, você precisa encontrar uma forma comum de comunicação com o seu cachorro. Ensine-lhe alguns sinais de cada vez e você estará "falando" em nenhum momento.
Etapa 3
Use seu corpo. A sua linguagem corporal será muito importante para o seu cão, pois ele não conseguirá ouvir o seu tom de voz. Se você vai cumprimentá-lo pela manhã, deve ter agilidade nos passos. Se você quiser que ele entre em casa, sua presença deve ser autoritária e autoritária.
Passo 4
Seja educado. Fale com o seu veterinário e com a loja de animais para ver se há recursos locais para proprietários de animais surdos. Compre livros que ensinem sinais a usar com seu cão e certifique-se de educar outros membros de sua família sobre as necessidades específicas de seu animal de estimação. É especialmente importante para você educar os filhos da família, pois no início eles podem ficar confusos sobre a deficiência do seu cão.
Etapa 5
Estimule seus outros sentidos. Cães com deficiência auditiva irão contar com seus outros sentidos para compensar a perda de audição. Os cães dependem muito do olfato. Incentive o uso desse sentido fazendo jogos de rastreamento em casa e no quintal.
Etapa 6
Use um toque suave. Para não assustar seu cão surdo, faça questão de tocá-lo suavemente sempre que você se aproximar dele. Você pode até piscar uma luz ao entrar em uma sala para torná-lo ciente de sua presença.
Etapa 7
Obtenha conselhos externos. Procure a ajuda de qualquer instrutor de obediência em sua área que tenha experiência em treinar cães surdos.